Sejam bem vindos ao blog do Gestar II de São Miguel-RN


Gestando Saberes está te esperando para seguirmos juntos na estrada do saber.

sábado, 1 de agosto de 2009

Leitura, Escrita e Cultura TP 4 – Unidades 13 e 14

Leitura, Escrita e Cultura TP 4 – Unidades 13 e 14
Leitura, Escrita e Cultura
TP 4 – Unidades 13 e 14
6º ENCONTRO- Gestar II


No dia 01 de agosto de 2009, a partir das 13h, realizamos o 6º Encontro do Gestar II – Língua Portuguesa, na Escola Municipal Elisiário Dias - São Miguel/RN, trabalhando as unidades 13 e 14 do TP 4- Leitura e Processos de Escrita I. Iniciamos com a leitura prazerosa de um pequeno texto “As pessoas São como Perfume, Já Percebeu?”, retirado de um dos blogs dos colegas formadores do Gestar de Língua Portuguesa; acolhendo a todos com muita harmonia e calorosidade para mais uma vez trocarmos experiências e discutirmos o conteúdo estudado durante as horas semipresenciais. Em seguida, a professora cursista Quézia Ventura fez a leitura do registro de memória referente ao encontro anterior e foi sorteado mais um professor p/ registrar e relatar as atividades desenvolvidas neste dia, sendo a professora Francisca Petruce da Cruz a sorteada. Ouvimos a música: Fico Assim Sem Você ao som da voz de Adriana Calcanhoto, para realizarmos a dinâmica do complemento, ao qual entregamos pequenos trechos de frases aos professores cursistas, e estes iriam procurar o seu par conforme o complemento das suas frases, cuja tarefa foi a proposta de produção Oral e Escrita de um texto (depoimentos e memórias), onde um seria o escriba (aspecto de alfabetização) e o outro o que ditaria, contribuía oralmente (aspecto do letramento); foram sugeridos alguns gêneros possíveis de serem trabalhados nesta produção; eles poderiam escolher falar de uma experiência bem sucedida enquanto formador de leitores; ou como se tornaram leitores ou ainda, sobre as festas de suas infâncias. Os grupos envolveram-se na tarefa produzindo textos bem interessantes inclusive utilizando-se do gênero cordel que deu um toque especial ao trabalho da leitura textual explorada nas festas de minha infância, por exemplo. Logo, na seqüência, distribuímos pequenos trechos da unidade 13 e 14 do TP 4 para discutirmos, enfatizando alguns dos pontos mais relevantes. Vale salientar que, a participação e interação de todos proporcionaram a compreensão dos estudos das unidades, uma vez que enquanto alguns cursistas iam introduzindo comentários e questionamentos, outros relacionavam com o nosso dia-a-dia; utilizamos também slides com textos e imagens relacionadas aos pontos discutidos. Dando continuidade, pedimos que formassem grupos, de acordo com o ano/série aos quais trabalhavam e que escolhessem uma das atividades do Avançando na Prática das referidas unidades trabalhadas. planejassem e aplicassem nas suas turmas, devendo trazer o relato da experiência no encontro seguinte; acrescentando ainda, a leitura das unidades 15 e 16.
Chegando ao término, fizemos um rápido comentário sobre a importância e necessidade dos estudos das unidades, não esquecendo que sãos indispensáveis para o bom aproveitamento do curso, uma vez que assumir a responsabilidade e o compromisso é atitudes indispensáveis para o desempenho dos participantes, bem como para obter novos conhecimentos e conseqüentemente, estarem preparados para aplicá-los। Encerramos este momento com a leitura do texto “Viver Despenteado(a)! para relaxamento e descontração,contudo percebi que embora rico em participação e discussão, estávamos um pouco desmotivados pelo cansaço e tempo para execução das atividades e estudo do material, me fazendo refletir sobre um novo jeito de trabalhar, sobre um novo fazer.
Madeleine Aquino।

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II /Língua Portuguesa
6º Encontro
Pauta 01/08/2009

Módulo I: TP 4 - Leitura e Processo de Escrita I
Unidades: 13- Leitura, Escrita e Cultura.
14 - O Processo de Leitura.

Objetivos:
Refletir sobre a relação entre a cultura e os usos sociais e funções da escrita no contexto ao qual estamos inseridos, bem como, sua importância para o ensino.
1º Momento
Mensagem Inicial-Texto “As Pessoas São Como Perfume, Já Percebeu?”.


Leitura do registro do encontro anterior;

Sorteio do Caderno Volante;

Música: Fico Assim Sem Você (Adriana Calcanhoto


Dinâmica do Complemento

Atividade em grupo: Proposta de Produção Oral e Escrita

Apresentações dos textos produzidos
2º Momento:
Leitura da Introdução do TP 4
Socialização da Leitura das Unidades 13 e 14
· Discussão por tópicos


Formar grupos que trabalhem numa mesma série/ano;
Elaborar questões a partir da seleção de um Avançando na Prática de cada unidade estudada; (Ver sugestões por grupos)।
Socialização de idéias;
Encaminhamento da Lição de Casa
· Aplicabilidade do Avançando na Prática;
· Trazer o relato da experiência;
· Leitura das unidades 15 e 16 - TP 4
Avaliação do Encontro
Encerramento: Viver Despenteado


TEXTOS PRODUZIDOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário