Sejam bem vindos ao blog do Gestar II de São Miguel-RN


Gestando Saberes está te esperando para seguirmos juntos na estrada do saber.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Oficina 5 e 6 - TP 3






GESTAR II – Turma 1 – Língua portuguesa
QUINTO ENCONTRO
Oficina 5 e 6
TP 3 unidade
s 10 e 12


O nosso quinto encontro realizou-se aos dezessete dias mês de julho de 2009,às 8hs; desta vez, na sala de TV Escola na Escola Municipal Elisiario Dias, justamente por dispor de um espaço maior e de todos os recursos tecnológicos necessários para o bom desenvolvimento das atividades. O mesmo teve por objetivo socializar os assuntos discutidos das quatro unidades do caderno de TP 3; bem como partilhar experiências vivenciadas com as atividades do AAA; propiciando aos professores – cursistas atividades que possam auxiliá-los em suas praticas pedagógicas.
A leitura como prática necessária e indispensável em todas as situações prevenciadas no nosso dia-a-dia; principalmente, no no
sso oficio de educador; e como parte fundamental para a nossa formação, não poderia deixar-se passar invisível as nossas exigências। Assim sendo, iniciamos o encontro com uma dinâmica chamada: TESTE DE LEITURA, no qual escolhemos o texto “A importância da leitura de Renata G. Holzer”;que aborda algumas situações cotidianos de leituras; mostrando que é quase impossível viver sem saber ler e escrever dentro de uma sociedade como a nossa, uma vez qua a carga de informações gráficas que recebemos, atualmente, é muito maior do que há alguns anos atrás. Os professores – cursistas receberam as cartilhas coloridas, contendo as orientações para prosseguir informando que e ao som de um apito seria cronometrado o tempo de 30segundos para a realização da leitura do texto; após iriam seguir o passo-a-passo e conferir os resultados obtidos. O momento foi muito prazeroso, levando-os a refletir sobre os seus níveis de leitura/ proficiências que se enquadravam, de acordo com os tipos de leituras apontadas no resultado os mesmos, gostavam da sugestão para trabalhar em sala de aula, utilizando outros textos.
Em seguida, foi feita a leitura do registro do encontro anterior pelo Prof. Joaquim Océlio Bobô e logo o sorteio do caderno volante, ficando com a Professora – cursista Quézia Ventura de Oliveira, responsável pelo mesmo. Após esse momento a Prof.ª Ana Alice de Freitas Neta conduziu os alunos do 7º ano à apresentação dramatizada da leitura de cordel: “Os sete constituintes”; atividade essa trabalhada em sala; a partir do avançando na pratica da unidade do TP 3, e que foi um sucesso, principalmente pelo empenho dos participantes e satisfação em estar envolvidas no programa Gestar II. Em seguida, de acordo com a numeração de 1 a 4 contida nas cartilhas coloridas trabalhando na dinâmica inicial; do TESTE DE LEITURA, a turma foi dividida em quatro grupos para desenvolvimento das oficinas 6 e 6 do caderno TP3, sendo que dois grupos iriam efetivamente fazer a leitura dos textos “Poema tirado de uma noticia de jornal” de Manoel Bandeira e “Bom dia” de Milton Nascimento e Gilberto Gil, e, em seguida, planejar a exploração dos mesmos com os alunos e, se possível uma atividade de produção textual apresentado, ainda, sugestões de textos para serem trabalhados no dia-a-dia em sala de aula. E as demais, iriam ler e analisar o texto “O salário mínimo” de Jô Soares para identificar seqüências tipologias, caracterizando as condições sócio econômicas de sua produção. Logo, com muita criatividade, os grupos iniciaram a socialização para a ação do ensinar e aprender; principalmente, quando argumentavam com segurança sobre os pontos principais abordados na tarefa. Depois fizeram a avaliação da oficina de forma positiva, tendo em vista a troca de experiências e a interação de todo o grupo nos estudos presenciais e semipresenciais, reclamando como sempre do pouco tempo para trabalharmos um material como o do Gestar II. Entreguei na sequência, dois textos enfatizando a importância do portfólio e expliquei esclarecendo - como será desenvolvido ao longo do curso; sugeri ainda uma leitura em casa do referido material para melhor compreensão do mesmo। Na oportunidade, ressaltei sobre a importância da presença nos encontros, bem como dos estudos semipresenciais. E para encerrarmos o estudo do TP 3, os cursistas saíram com a seguinte atividade para casa: fazer uma resenha crítica a partir da análise do TP 3 destacando os pontos positivos e negativos do mesmo.
Encerramos o nosso encontro, felizes com o resultado acerca das discussões e comentários ocorridos; principalmente, por sentir que tínhamos feito a diferença na vida dos cursistas, pois como formadora procuro proporcionar melhores condições de aprendizagem.


Madeleine Aquino.


CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II /Língua Portuguesa
5º Encontro
Pauta 17/07/2009

Módulo I: TP3
OFICINA 05: Unidade 10/ OFICINA 06: Unidade 12

Objetivos:
  • Propiciar ao professor atividades que possam auxiliá-lo em sua prática pedagógica.

1. TESTE SUA LEITURA

2. Leitura do registro do encontro anterior;
3. Sorteio do Caderno Volante;
4. Apresentação da leitura dramatizada do Cordel "Os Sete Constituintes" do Poeta Mossoroense Antônio Francisco, pelos alunos do 7º Ano 02- Escola Municipal Elisiário Dias)












5. Estudo coletivo: Dinâmica de Grupo;
  • G1 e G3 - OFICINA 5 - Apresentação dos textos: “Poema tirado de uma notícia de jornal” de Manuel Bandeira - “Bom dia” de Milton Nascimento e Gilberto Gil;
  • G2 e G4 - OFICINA 6 - “Apresentação do texto: Composição: O salário mínimo”
















6. Socialização das atividades preparadas pelos grupos;






7. Orientações...
  • Portfólio



  • Projeto
8. Dever de casa
  • Resenha crítica do TP 3



9. Avaliação oral do Encontro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário