GESTAR II - São Miguel- RN
Sistematizando o Conhecimento sobre Gêneros e Tipos Textuais
QUARTO ENCONTRO
O quarto encontro da turma I: Língua Portuguesa do Gestar II, realizou-se aos quinze dias do mês de julho, durante o ano; a partir das 18hs na Escola Municipal Aldelina Barboza em São Miguel – RN e teve a duração de quatro horas; o mesmo teve início com a leitura compartilhada do texto:“descubra suas oportunidades” feita pela professora cursista Maria Ducilene Freitas e demais colegas, a qual passava a história de uma águia que empurrava seus filhotes para a beirada do ninho a fim de levá-los a descobrir que precisavam superar os seus medos para que assim compreendessem o privilegio que é nascer águia e com isso; refletirmos sobre os desafios e circunstâncias, que exercem papel primordial na superação dos nossos medos e, assim, percebermos que temos asas superadas। Em seguida,como de costume foi feita a leitura do nosso caderno volante pela professora – cursista Doriana Maria Nascimento, por motivo da escriba do encontro anterior Efigênia França Carreira de Aquino não está presente e realizado o sorteio do mesmo para registro das atividades em pauta; sendo sorteado o prof. Joaquim Océlio Bobo. Após, retomamos as apresentações relativas as unidades 12 do TP3, as quais geraram oportunidades importantes de discussões e questionamentos sobre a proposta de identificação e inter-relação entre gêneros e tipos textuais; uma vez que na maioria das vezes são trabalhados os pontos mais importantes das unidades, complementando a leitura e discussão de tantas referencias que instigava o dialogo participativo de todos os cursistas. Dando continudade às atividades; foram formados quatro grupos de estudos, conforme o ano em que lecionam para análise de uma variedade de textos; sendo que dois deles iriam reconhecer os gêneros textuais identificando suas características, e, os outros dois grupos; iriam exercitar a classificação das diversas seqüências tipológicas em textos do próprio TP। (pág। 106 e 155)। Depois do estudo, os grupos socializaram as suas experiências e constatou-se a relevância de aplicá-los em sala de aula, despertando nos alunos não somente a gosto pela cultura, mas a oportunidade de perceber e reconhecer características textuais presentes nos diversos gêneros que circulam ao Universo letrado.
Para encerrar, fizemos uma breve avaliação oral sobre as atividades desenvolvidas a qual evidenciou atitudes satisfatórias, em de corrência do curso nos estimulando a prosseguir essa caminhada com mais alegria e entusiasmo. E para fechar com chave de ouro, a professora – cursista Francisca Eulina do Regô fez a leitura do texto “viver bem” do autor José Carlos; aluno do 6º ano a partir da transposição didática do gênero receita.
Madeleine Aquino.
GESTAR II /Língua Portuguesa
4º Encontro
Pauta 15/07/2009
Módulo I: TP3
OFICINA 05: Unidade 10/ OFICINA 06: Unidade 12
Objetivos:
- Sistematizar, em forma de classificação aberta, o conhecimento sobre Gêneros e Tipos Textuais;
- Propiciar ao professor atividades que possam auxiliá-lo em sua prática pedagógica.
ROTEIRO:
18h - Leitura por fruição do texto “Descubra suas oportunidades”...
É sempre bom REFLETIR!
DESCUBRA SUAS OPORTUNIDADES...
Bem do alto de um pico rochoso a águia empurrava seus filhotes para a beirada do ninho. Ao sentir a resistência dosa bichinhos, seu coração se acelerou. Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair?
Apesar de tudo a águia sabia que aquele era o momento. Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas, não haverá propósito para a vida deles. Enquanto não aprenderem a voar não terão a chance de compreender o privilégio que é nascer águia.
A águia encheu-se de coragem. O empurrão era o maior presente que ela podia oferecer-lhes. Era seu supremo ato de amor. Então, um a um, ela os precipitou para o abismo. E eles voaram livremente.
Às vezes, em nossa vida, as circunstâncias fazem o papel de águia. São elas que nos empurram para o desconhecido. E são elas que nos fazem descobrir que temos asas para voar.
Autor Desconhecido.
18h10 min - Leitura do registro do encontro anterior;
18h20 min - Sorteio do Caderno Volante
18h25 min - Apresentação do grupo 4: A inter-relação entre Gêneros e Tipos Textuais
18h50 mim - Retomando o conteúdo: Gêneros e Tipos Textuais
- Formação dos grupos de estudo para as seguintes tarefas...
- G1 e G2 - Análise de Textos reconhecendo Gêneros Textuais;
- G3 e G4 - Classificação das diversas sequências tipológicas em textos do próprio TP (pág. 106 e 155)
19h10 min - Socialização
19h30 min - Relatos de experiência com o Avançando na Prática;
20h - Intervalo
20h10 min - RETOMADA DOS GRUPOS
20h20 min - OFICINA 5 - Apresentação dos textos: “Poema tirado de uma notícia de jornal” e “Bom dia”
- Planejar a exploração dos poemas com os alunos e, se possível uma atividade de produção textual. Sugestão de textos para serem trabalhados no dia a dia em sala de aula.
20h10 min -OFICINA 6 - “Apresentação d
o texto: Composição: O salário mínimo”
- Ler e analisar o referido texto, para identificar sequências tipológicas e caracterizar as condições sócio-comunicativas de sua produção.
21h10 min - Socialização das atividades preparadas pelos grupos;
21h50 min - Avaliação das Oficinas-
- O QUE FOI BOM...
- O QUE SUGIRO...
22h - Antecipando o próximo encontro; ”SOMOS TODOS LETRADOS NESTA SALA? OU VIVEMOS EM UM PAIS LETRADO?”
Madeleine Aquino.
FOTOS DOS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DO "AVANÇANDO NA PRÁTICA - TP 3
“Só desperta paixão de aprender
Quem tem paixão de ensinar!”
(Paulo Freire)
Nenhum comentário:
Postar um comentário