Sejam bem vindos ao blog do Gestar II de São Miguel-RN


Gestando Saberes está te esperando para seguirmos juntos na estrada do saber.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sistematizando o Conhecimento sobre Gêneros e Tipos Textuais



GESTAR II - São Miguel- RN
Sistematizando o Conhecimento sobre Gêneros e Tipos Textuais
QUARTO ENCONTRO

O quarto encontro da turma I: Língua Portuguesa do Gestar II, realizou-se aos quinze dias do mês de julho, durante o ano; a partir das 18hs na Escola Municipal Aldelina Barboza em São Miguel – RN e teve a duração de quatro horas; o mesmo teve início com a leitura compartilhada do texto:“descubra suas oportunidades” feita pela professora cursista Maria Ducilene Freitas e demais colegas, a qual passava a história de uma águia que empurrava seus filhotes para a beirada do ninho a fim de levá-los a descobrir que precisavam superar os seus medos para que assim compreendessem o privilegio que é nascer águia e com isso; refletirmos sobre os desafios e circunstâncias, que exercem papel primordial na superação dos nossos medos e, assim, percebermos que temos asas superadas। Em seguida,como de costume foi feita a leitura do nosso caderno volante pela professora – cursista Doriana Maria Nascimento, por motivo da escriba do encontro anterior Efigênia França Carreira de Aquino não está presente e realizado o sorteio do mesmo para registro das atividades em pauta; sendo sorteado o prof. Joaquim Océlio Bobo. Após, retomamos as apresentações relativas as unidades 12 do TP3, as quais geraram oportunidades importantes de discussões e questionamentos sobre a proposta de identificação e inter-relação entre gêneros e tipos textuais; uma vez que na maioria das vezes são trabalhados os pontos mais importantes das unidades, complementando a leitura e discussão de tantas referencias que instigava o dialogo participativo de todos os cursistas. Dando continudade às atividades; foram formados quatro grupos de estudos, conforme o ano em que lecionam para análise de uma variedade de textos; sendo que dois deles iriam reconhecer os gêneros textuais identificando suas características, e, os outros dois grupos; iriam exercitar a classificação das diversas seqüências tipológicas em textos do próprio TP। (pág। 106 e 155)। Depois do estudo, os grupos socializaram as suas experiências e constatou-se a relevância de aplicá-los em sala de aula, despertando nos alunos não somente a gosto pela cultura, mas a oportunidade de perceber e reconhecer características textuais presentes nos diversos gêneros que circulam ao Universo letrado.

Após um pequeno intervalo para lanche, partimos para o relato das experiências com as aplicações dos Avançando na Prática" das referidas unidades em estudo, cujas discussões nos levaram a perceber que os resultados foram satisfatórios, principalmente quando alguns professores anciosos apresentavam as produções feitas pelos seus alunos e comentavam o desenvolvimento das mesmas. Ao término das apresentações, notamos que o tempo passou e não foi possível concluirmos a pauta prevista, ficando assim para o próximo encontro, dia 17 de julho, às 8h da manhã na sala de TV Escola da Escola Municipal Elisiario Dias
Para encerrar, fizemos uma breve avaliação oral sobre as atividades desenvolvidas a qual evidenciou atitudes satisfatórias, em de corrência do curso nos estimulando a prosseguir essa caminhada com mais alegria e entusiasmo. E para fechar com chave de ouro, a professora – cursista Francisca Eulina do Regô fez a leitura do texto “viver bem” do autor José Carlos; aluno do 6º ano a partir da transposição didática do gênero receita.

Madeleine Aquino.


GESTAR II /Língua Portuguesa
4º Encontro
Pauta 15/07/2009

Módulo I: TP3
OFICINA 05: Unidade 10/ OFICINA 06: Unidade 12

Objetivos:

  • Sistematizar, em forma de classificação aberta, o conhecimento sobre Gêneros e Tipos Textuais;
  • Propiciar ao professor atividades que possam auxiliá-lo em sua prática pedagógica.


ROTEIRO:

18h - Leitura por fruição do texto “Descubra suas oportunidades”...


É sempre bom REFLETIR!

DESCUBRA SUAS OPORTUNIDADES...

Bem do alto de um pico rochoso a águia empurrava seus filhotes para a beirada do ninho. Ao sentir a resistência dosa bichinhos, seu coração se acelerou. Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair?

Apesar de tudo a águia sabia que aquele era o momento. Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas, não haverá propósito para a vida deles. Enquanto não aprenderem a voar não terão a chance de compreender o privilégio que é nascer águia.

A águia encheu-se de coragem. O empurrão era o maior presente que ela podia oferecer-lhes. Era seu supremo ato de amor. Então, um a um, ela os precipitou para o abismo. E eles voaram livremente.

Às vezes, em nossa vida, as circunstâncias fazem o papel de águia. São elas que nos empurram para o desconhecido. E são elas que nos fazem descobrir que temos asas para voar.

Autor Desconhecido.


18h10 min - Leitura do registro do encontro anterior;


18h20 min - Sorteio do Caderno Volante

18h25 min - Apresentação do grupo 4: A inter-relação entre Gêneros e Tipos Textuais

18h50 mim - Retomando o conteúdo: Gêneros e Tipos Textuais
- Formação dos grupos de estudo para as seguintes tarefas...


  • G1 e G2 - Análise de Textos reconhecendo Gêneros Textuais;
  • G3 e G4 - Classificação das diversas sequências tipológicas em textos do próprio TP (pág. 106 e 155)


19h10 min - Socialização

19h30 min - Relatos de experiência com o Avançando na Prática;

20h - Intervalo


20h10 min - RETOMADA DOS GRUPOS

20h20 min - OFICINA 5 - Apresentação dos textos: “Poema tirado de uma notícia de jornal” e “Bom dia”

  • Planejar a exploração dos poemas com os alunos e, se possível uma atividade de produção textual. Sugestão de textos para serem trabalhados no dia a dia em sala de aula.


20h10 min -OFICINA 6 - “Apresentação d

o texto: Composição: O salário mínimo”

  • Ler e analisar o referido texto, para identificar sequências tipológicas e caracterizar as condições sócio-comunicativas de sua produção.


21h10 min - Socialização das atividades preparadas pelos grupos;
21h50 min - Avaliação das Oficinas-

  • O QUE FOI BOM...
  • O QUE SUGIRO...


22h - Antecipando o próximo encontro; ”SOMOS TODOS LETRADOS NESTA SALA? OU VIVEMOS EM UM PAIS LETRADO?”

Madeleine Aquino.



FOTOS DOS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DO "AVANÇANDO NA PRÁTICA - TP 3


“Só desperta paixão de aprender

Quem tem paixão de ensinar!”

(Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário