TERCEIRO ENCONTRO - GESTAR II
Turma I- Língua Portuguesa
Em seguida, recebemos a ficha perfil do professor cursista, trabalhada no primeiro encontro, bem como as atividades das págs. 21 e 36 do guia geral; partimos, então, para a discussão sobre o material lido, através das apresentações dos grupos; onde íamos enfatizando ,paulatinamente, os pontos mais relevantes em sala unidade; ao passo que íamos concluindo nossa socialização a apresentação de slides retomando as idéias principais e relacionando com o nosso fazer em sala de aula.
O primeiro grupo relatado pelos professores Ana Alice de Freitas e Ana Paula Lopes, sustentou algumas referencias iniciais ao livro de Marcuschi; as novas teorias sobre o ensino do texto e os gêneros textuais presentes no nosso dia-a-dia, à medida que falavam alguns se posicionavam enriquecendo ainda mais a apresentação do grupo; o segundo grupo utilizou algumas transparências enfocando sobre a variedade de gêneros e o trabalho com os mesmos; texto literário e não literário e fez algumas inferências entre os mesmos e o trabalho que podemos desenvolver em sala de aula a partir de um mesmo texto, já o terceiro grupo, a professora Celina Freitas, discutiu assuntos relacionados à tipologia textual, principais de uma narração definição e dissertação; mostrando como ocorre cada uma e de forma podemos desenvolver um trabalho diferenciado e de qualidade com os alunos.
Em virtude do tempo e das discussões muito produtivas que perduraram durante todas as apresentações grupais que se estenderam; o quarto grupo não apresentou, ficando para o encontro seguinte. Encaminhamos da atividade de casa e finalizamos o nosso encontro com uma frase.
Madeleine Aquino
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR -
GESTAR II
3º Encontro
Pauta 10/07/2009
Módulo I: TP3 e AAA’s 3 - Gêneros e Tipos Textuais
Unidades: 9, 10, 11 e 12
Eixos Temáticos:
Ø Gêneros Textuais: do Intuitivo ao Sistematizado
Ø Trabalhando com Gêneros Textuais
Ø Tipos Textuais
Ø A Inter-relação entre Gêneros e Tipos Textuais
Objetivos:
Ø Sistematizar o conhecimento sobre Gêneros e Tipos Textuais
Ø Identificar características que levam à classificação de um gênero textual;
Ø Caracterizar sequências tipológicas narrativa
s, descritivas, injuntivas, preditivas, expositivas e argumentativas;
Ø Analisar sequências tipológicas em gêneros textuais;
Ø Refletir sobre as diversas idéias de trabalho que coexistem na nossa cultura e compreender porque falar (ou escrever) é uma forma de trabalho.
Ø Preparar atividades que levem seus alunos a reconhecer características de gêneros textuais com os quais já convivem.
1º Leitura da Biografia dos Cursistas
2º Leitura do registro do encontro anterior;
3º Sorteio do Caderno Volante
4º Receber a ficha Perfil do Professor cursista e as atividades do Guia Geral
5º Discussão sobre o material lido;
6º Apresentações dos grupos
7º Socializando o Conhecimento (slides)
8º Encaminhamento do DEVER DE CASA
Ø Lição 1: Desenvolver duas das atividades propostas nas seções “Avançando na Prática” das unidades 10 ou 12.
Ø Lição 2: Escolher uma delas, registrar por escrito toda a sua experiência; desde os aspectos que trouxeram mais dificuldade para você e seus alunos. Registre também suas observações e sugestões a respeito.
Ø Lição 3: Aplicar atividades do AAA em sala de aula de acordo com a realidade da turma e do seu planejamento.
9º Avaliação
O QUE FOI BOM...
O QUE SUGIRO...
As biografias produzidas pelos cursistas foram tão boas que resolvi sorteá-las e dividir um pouco das suas histórias com vocês...
Nenhum comentário:
Postar um comentário