Sejam bem vindos ao blog do Gestar II de São Miguel-RN


Gestando Saberes está te esperando para seguirmos juntos na estrada do saber.

sábado, 4 de julho de 2009

RELATO DE EXPERIÊNCIAS – TP 3 SEGUNDO ENCONTRO




GESTAR II - São Miguel- RN
RELATO DE EXPERIÊNCIAS – TP 3

SEGUNDO ENCONTRO

Realizamos o nosso segundo encontro do Gestar de Língua Portuguesa aos quatro dias do mês de julho de 2009, às 7h 30min na Escola Municipal Aldelina Barbosa, com o objetivo de sistematizar o conhecimento sobre gêneros e Tipos Textuais, refletindo sobre as diversas idéias de trabalho que coexistem na nossa cultura e compreendendo porque falar ou escrever é uma forma de trabalho; bem como, preparar atividades que levem os alunos a reconhecer características de gêneros textuais com os quais convivem.
Iniciamos com o momento de r
eflexão fazendo a leitura compartilhada da mensagem “HOJE- Viagem para dentro de si”, enfatizando os valores presentes na nossa vida e trazendo para o contexto educacional como ponto de partida para combater muitos fatores que interferem no dia a dia de sala de aula. Após, fizemos um momento de oração de mãos dadas pela vida e pela paz, apresentamos o Caderno de registro dos nossos encontros denominado Caderno Volante, fizemos um sorteio para escolha do relator do dia ao qual foi contemplada a Profª cursista Maria Ocília Correia de Aquino; distribuímos algumas figurinhas de animais para realização de uma dinâmica de grupo chamada Comunidade animal, formou-se quatro grupos de estudos, ficando cada um responsável por estuda e analisar uma unidade do TP 3, a partir daí algumas tarefas foram trabalhadas dentro de cada unidade. As discussões nos grupos se estenderam por aproximadamente duas horas, oportunidade em que percebemos o compromisso e interação de todos os componentes em entender o conteúdo trabalhado, sempre procurando descobrir maneiras diferentes de levá-lo para a sala de aula. Foi servido um lanche e ao retornarmos os grupos continuavam entusiasmados a prepararem o material para o momento da socialização. Ao concluírem, os grupos voltaram ao plenário para iniciar as apresentações, mas em razão do tempo já superado, decidimos fazer no encontro seguinte. Solicitamos como Dever de Casa a atividade da pág. 25 (Avançando na Prática) que trata da autobiografia e a aplicação de uma atividade do AAA 3.
O encontro foi muito positivo, pois apesar de não termos concluído toda pauta prevista como havíamos programado saímos com a certeza de termos adquirimos novos conhecimentos, respaldados na troca de experiência e vontade de praticar o novo em sala de aula.


DINÂMICA DOS टी


Ø Todos recebem as figuras dos animais।

Ø Após um comando, todos começam a emitir o som que produz a fala dos animais.

Ø E formam as a comunidades, ou seja, os grupos.





ESTUDO COLETIVO:
G1: Análise da Unidade 9 (TP3) + AAAs 3 GÊNEROS TEXTUAIS: DO INTUITIVO AO SISTEMATIZADO
Ø Enfoque teórico dos principais fundamentos abordados na unidade e sua importância na aprendizagem do aluno;

Ø Identificação das Atividades de Apoio à Aprendizagem do Aluno que fixam a temática do TP, conforme os objetivos apresentados em cada seção;
Ø Escolher uma atividade e apresentar para a turma
Ø Como poderão ser utilizados os fundamentos teóricos trabalhados nas seções 1,2 e 3 em sala de aula com seus alunos?
ESTUDO COLETIVO:
G2: Análise da Unidade 10 (TP3) + AAAs 3 TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS
Ø Enfoque teórico dos principais fundamentos abordados na unidade e sua importância na aprendizagem do aluno;

Ø Identificação das Atividades de Apoio à Aprendizagem do Aluno que fixam a temática do TP, conforme os objetivos apresentados em cada seção;
Ø Escolher uma atividade e apresentar para a तुर्मा
Ø Como poderão ser utilizados os fundamentos teóricos trabal hados nas seções 1,2 e 3 em sala de aula com seus alunos?
ESTUDO COLETIVO:
G3: Análise da Unidade 11 (TP3) + AAAs 3 TIPOS TEXTUAIS
Ø Enfoque teórico dos principais fundamentos abordados na unidade e sua importância na aprendizagem do aluno;

Ø Identificação das Atividades de Apoio à Aprendizagem do Aluno que fixam a temática do TP, conforme os objetivos apresentados em cada seção;
Ø Escolher uma atividade e apresentar para a turma

Ø Como poderão ser utilizados os fundamentos teóricos trabalhados nas seções 1,2 e 3 em sala de aula com seus alunos?
ESTUDO COLETIVO:
G4: Análise da Unidade 12 (TP3) + AAAs 3 A INTER-RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
Ø Enfoque teórico dos principais fundamentos abordados na unidade e sua importância na aprendizagem do aluno;
Ø Identificação das Atividades de Apoio à Aprendizagem do Aluno que fixam a temática do TP, conforme os objetivos apresentados em cada seção;
Ø Escolher uma atividade e apresentar para a turma

Ø Como poderão ser utilizados os fundamentos teóricos trabalhados nas seções 1,2 e 3 em sala de aula com seus alunos?







CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR GESTAR II

2º Encontro Pauta 04/07/2009

Módulo I: TP3 - Gêneros e Tipos Textuais Unidades: 9, 10, 11 e 12

Eixos Temáticos: Ø Gêneros Textuais: do Intuitivo ao Sistematizado


Ø Trabalhando com Gêneros Textuais

Ø Tipos Textuais


ØA Inter-relação entre Gêneros e Tipos Textuais

Objetivos:

Ø Sistematizar o conhecimento sobre Gêneros e Tipos Textuais

Ø Refletir sobre as diversas idéias de trabalho que coexistem na nossa cultura e compreender porque falar (ou escrever) é uma forma de trabalho।

Ø Preparar atividades que levem seus alunos a reconhecer características de gêneros textuais com os quais já conviver 1º Momento de reflexão: Hoje

2º Apresentação do Caderno Volante

3º Sorteio do Caderno Volante


4º Direcionamento dos Estudos do TP 3

5ºDinâmica de grupo “Comunidade”

6º Estudo Coletivo: Análise do TP 3 e AAA 3

Ø G1-unidade 9: Gêneros Textuais: do Intuitivo ao Sistematizado

Ø G2-unidade 10: Trabalhando com Gêneros Textuais

Ø G3-unidade 11: Tipos Textuais

Ø G4-unidade 12: A inter-relação entre Gêneros e Tipos Textuais

7º Socializando o Conhecimento

8º Encaminhamento do DEVER DE CASA

Ø Lição 1:Escreva sua biografia n a 3ª pessoa do singular ou conte a his

tória de alguém muito especial para você: pai, mãe, filho(a), irmão(ã), outros।

9º Avaliação



Nenhum comentário:

Postar um comentário