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terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PORTFÓLIO- 2ª ETAPA DA FORMAÇÃO - GESTAR II

II - PARTE: Memoriais dos Encontros da 2ª Fase de Formação do GESTAR II

FORMAÇÃO PRESENCIAL- 2ª FASE
II Encontro de Formadores e Coordenadores Gestar II

1º Dia

O segundo Encontro de Formação Presencial de Tutores do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II; (Língua Portuguesa e Matemática), aconteceu no Hotel Praiamar em Natal/RN, no período de 21 a 25 de setembro de 2009, no horário das 8h às 17h, cuja duração foi de 40h presenciais.
A abertura do encontro foi marcada pela oferta de um delicioso coffee break, no salão de eventos do Hotel, pela acolhida dos Formadores da UNB, Coordenadores do MEC e demais responsáveis pelo Programa Gestar II; e ainda, por uma brilhante apresentação cultural com um grupo de aluno de dança oferecida pela equipe da Secretaria de Educação do nosso Estado.


Logo após, nos dirigimos para as respectivas salas, conforme a distribuição por pólos, a qual fomos surpreendidos com a presença da Profª Msc Zenaide Dias Teixeira que veio substituir o Prof Ricardo, nesta turma A mesma nos recebeu com saudosos votos de boas vindas; expôs sua proposta de trabalho para a semana e deu inicio às atividades solicitando a apresentação de todos, incluindo os perfis dos municípios e os comentários sobre o desenvolvimento do Programa Gestar II com os nossos professores cursistas. Foi um momento muito importante, não só por reencontrarmos os colegas cursistas; mas pela troca de experiências que era transmitida e vivenciada por todos a cada relato; favorecendo ainda mais o enriquecimento da nossa prática e elevação da nossa auto-estima; principalmente, quando percebíamos o entusiasmo de cada cursista em falar do sucesso do Gestar II em seu(s) município(s).


Na seqüência, nossa formadora fez alguns questionamentos sobre a organização do portfólio e do projeto dos cursistas e esclareceu algumas dúvidas, mostrando através de um texto em slide o passo - a - passo para a sua construção
Após; fez algumas indicações a cerca do ensino de Língua portuguesa e do nosso papel enquanto professor da disciplina; enfatizando a partir daí, os principais pontos de discussão abordados no caderno de Teoria e Prática TP 1; encerrando assim, este primeiro momento. À tarde, retomamos as atividades com a continuação das discussões sobre o ensino da Língua; assistimos ao vídeo “Vidas, Línguas em Português”, que nos proporcionou maior visibilidade no tocante às variantes lingüísticas presentes em vários países do mundo; sendo, portanto, a língua portuguesa - uma variante privilegiada. Dando continuidade, a Profª. Destacou a partir da leitura e explicação dos slides- os pontos principais das duas primeiras unidades do Caderno de Teoria e Prática TP 1-, que trata das Variantes Linguísticas; percebendo a língua em sua dinamicidade, heterogeneidade e como importante instrumento de interação social; sendo a norma culta necessária, porém, não a única modalidade da língua falada ou escrita que permite avaliar o nível da aprendizagem social do falante, uma vez que, está se dá de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativa. Vale salientar que, durante as discussões realizamos a leitura compartilhada de alguns textos do próprio TP 1 e analisamos sua aplicabilidade em sala de aula com os nossos alunos; encerrando, assim, as atividades previstas para este dia.

2º dia


Iniciamos o segundo dia de estudo com a leitura compartilhada da pág. 60 do TP 1, que trazia uma retomada à cerca das discussões sobre a norma culta abordada no dia anterior, cujo objetivo principal era desfazer equívocos gerados pela própria escola e/ou no convívio social. Em seguida, a Profª Zenaide Dias nos convidou a apreciar às partes I e IV do episódio: Cidades dos Homens; intitulada “A Coroa do Imperador”, as quais narravam uma aula de história, em que uma professora utilizava vários recursos para transmitir o conteúdo sem, no entanto, preocupar-se com a aprendizagem da turma. Após, foi lido o texto “Nós mudemo[...]”, trazido por uma das nossas colegas formadoras , que provocava uma reflexão sobre o Como Fazer, bem como o cuidado que devemos ter ao empregarmos determinadas expressões no dia-a-dia com os nossos alunos. Ouvirmos as músicas: Trocando em Miúdos - Chico Buarque e Assum Preto – Gilberto Gil, cujas características trabalhadas foram suficientes para entendermos a estrutura do texto literário.


Dando continuidade, estudamos todo o TP1; partindo sempre dos pontos mais relevantes. Foram realizadas atividades em trios das páginas: 73, 74, 75, 123, 124, e 125; leituras compartilhadas das pp. 98 e 99; leitura individual dos textos: Ampliando nossas referências das unidades ímpares; assistimos também ao vídeo “O Casamento dos Pequenos Burgueses de uma companhia teatral brasileira e fizemos análise das propostas de atividades do AAA 1, culminando sempre com as apresentações orais dos cursistas


No segundo Momento, iniciamos o estudo do TP2 que aborda a Analise Lingüística e Analise Literária, ao qual gerou muitas discussões a respeito do ensino da gramática; na sequência fizemos a leitura compartilhada das pp. 22 -23 e refletimos sobre a proposta de trabalho apresentada, com sua relevância para o enriquecimento da metodologia do trabalho com o ensino da língua como prática social.


Vale ressaltar que, durante os estudos realizados a nossa formadora Zenaide Dias procurou utilizar vários recursos, de forma que nos oferecesse subsídios significativos para a nossa prática de acordo com a proposta do Gestar II.

3º Dia

Sempre retomando os pontos discutidos no dia anterior, estabelecendo um fio condutor para dar continuação aos estudos; a nossa formadora Zenaide Dias, iniciou o terceiro dia convidando-nos a fazer a leitura compartilhada do texto Ampliando Nossas Referências pp. 36 e 37 do caderno de Teoria e Pratica TP 2; e a discutir as atividades propostas no referido texto. Após as discussões, continuamos o estudo do mesmo a partir da unidade 2: “A Frase e a sua organização”, que nos levou a refletir sobre as várias formas lingüísticas de estruturar o texto, bem como, a compreender e usar essas estruturas, em seguida, fizemos a leitura do texto “O Aluno Ideal” pp. 58 e 59, respondemos às atividades propostas nas pp 59, 62 e 63 e socializamos as discussões no grande grupo.

Durante o intervalo; tivemos o grande prazer de assistirmos no salão de eventos do Hotel Praiamar – a apresentação do saudoso poeta mossoroense Antônio Francisco, autor de vários poemas, dentre eles: “Meu Sonho”, “O Guarda-Chuva de Prata”, “Os Sete Constituintes” ou “Os Animais têm Razão”, “Aquela Dose de Amor”, “A Oitava Maravilha”; na oportunidade, até podemos dar uma paradinha para alguns flashes, com o digníssimo Retornando; discutimos sobre a arte em Língua Portuguesa, como ela se faz presentes em nossas vidas e qual o seu papel? Levando-nos a refletir sobre a sua relevância no tocante ao ensino em língua portuguesa, após, realizamos atividades individuais da pág. 79, fizemos a leitura compartilhada do texto Arte e Fantasia- pág.85 e apreciamos através da leitura de slides e ao som da voz de Chico Buarque, o texto fantasia (pág. 86).

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7swolDVk5zVJ854HTfKr-UV_lboZ6dKoIxGCfPZVLFFBV-ExvfAtMMpzOkCVBdQsdeqpYMHvru-RfJAOn4QuOttNrHspEcN_O2dysu7R3lmtSbMd0WjXs4TjPatx6pouBCmrF5oQMYCFG/s200/100_3356.JPG


Na sequência, fomos convidados a assistir ao filme “O Carteiro e o Poeta”; que respaldava a todos os momentos os aspectos da linguagem discutidos no estudo dos TPs; principalmente, o uso da linguagem como prática social; como instrumento de poder e de liberdade Para encerrar o estudo deste TP, a formadora Zenaide Dias deu continuidade às explicações da unidade 8- Linguagem figurada que trata da arte, suas características e, em especial, da literatura; na qual refletimos sobre a leitura do texto “Dona Inácia” (pp 121 e 122); executamos ás atividades correspondentes ao mesmo; socializamos as discussões e, por último; divididos em quatro grupos; analisamos de forma criíica as atividades propostas no caderno de atividades de apoio a aprendizagem do AAA 2; ficando para apresentar no dia seguinte: também no grande grupo



Filme:"O carteiro e o Poeta"

Diretor: Michael Radford,
Comentário: Mário, um carteiro extremamente ingênuo e sensível, fica amigo do grande Poeta chileno Pablo Neruda, exilado político que se instala numa pequena ilha italiana
Apaixonado ,Mário usa poemas do poeta como se fossem seus para conquistar sua Beatriz. Mas a tia italiana de Beatriz não quer o namoro e leva o poema “obsceno” a Neruda,
exigindo que Mário se afaste da moça
Neruda fica bravo com o carteiro: então ele está plagiando seus poemas!!! Mas Mário é taxativo
– A poesia não é de quem escreve, mas de quem precisa dela.
E acrescenta, mais ou menos, isto:
– Companheiro Neruda, você me ensinou que a língua serve mais do que para colar selos. Você me meteu nesta enrascada e tem de me ajudar a sair dela.[...]

Trecho retirado do TP2 - Unidade 7- pág.७७

O cordelista imortal de Mossoró

Parabéns pelo seu sucesso!!!


Em qualquer lista que reúna os grandes nomes da Literatura de Cordel, especialmente os que estão em atividade, não pode faltar o de Antônio Francisco.


POETA POPULAR

Mossoroense, Antonio Francisco, nasceu a 21 de outubro de 1949, num bairro chamado Lagoa do Mato. Poeta popular, xilógrafo, compositor e artista- dedicou-se a poesia após os quarenta anos de idade; tendo no dia 15 de maio de 2006 tomado posse na Academia Bresileira de Literatura e Cordel – ABLC, na cadeira de número 15, patronímica do poeta cearense Patativa do Assaré.

É autor dos poemas: “O Guarda-Chuva de Prata”, “Os Sete Constituintes” ou “Os Animais têm Razão”, “Aquela Dose de Amor”, “A Oitava Maravilha” ou a “Lenda de Cafuné”, “A Cidade dos Cegos” ou “História de Pescador”, “As Seis Moedas de Ouro”, “Do Outro Lado do Véu”, “Confusão no Cemitério”, “O Ataque de Mossoró ao Bando de Lampião”,“A Casa que a Fome Mora”, “Um Bairro Chamado Lagoa do Mato”, “O Feiticeiro do Sal”, “Uma Carrada de Gente”,, “Uma Carta para a Alma de Pero Vaz de Caminha”, “Uma Esmola de Sombra”, “O Rio de Mossoró e as Lágrimas que eu Derramei”, “O Lado Bom da Preguiça”, “A Resposta” e “De Calça Curta e Chinela”, editadas em folhetos ou em seus livros “Dez Cordéis num Cordel Só”, “Por Motivo de Versos” e “Veredas de Sombras”, editados pela Queima Bucha. Destacamos, abaixo, A obra:

4º Dia

Iniciamos mais um dia de estudo com a socialização da seleção de atividade do AAA 2 (versão professor) de cada unidade, feita no dia anterior pelos grupos de trabalho formados. Foram escolhidas a seguintes propostas de atividades - G1: Aula 3 (Uma placa na horta – pp. 20 e 21 – Unidade 5; G2: Aula 5 “Observando uma imagem”; pp. 66, 67 e 68 – Unidade 6; G3: Aula 4 – Teatro “O Cavalinho azul” pp. 98 a 103 – Unidades 7 e o G4: Aula 6 – “Conflito de gerações”, pp. 142, 143 e 144 – Unidade 8; cujas discussões acrescentaram ainda mais conhecimentos e suscitaram sugestões significativas de atividades, possíveis de serem desenvolvidas com os nossos alunos.

Em seguida, começamos o estudo do caderno de teoria e pratica TP 6, Leitura de Escrita II; através da síntese em slides do conteúdo em pauta, desta vez, iniciando pela última unidade do TP- Unidade 24- que trata de aspectos relevantes na literatura para adolescentes, aborda o envolvimento do professor com o quê os adolescentes lêem e aponta as principais tendências e critérios para seleção das obras Na oportunidade, assistimos ao vídeo “Escritores da Liberdade” que estabelece, claramente, uma relação com os objetivos da referida unidade e a linguagem vivenciada pelos adolescentes no contexto sócio-cultural; assim como, oferece ao professor uma ampla reflexão a cerca da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.


5º Dia

Para dar início às atividades do quinto e último dia de formação presencial, a Profª Msc. Zenaide Dias convidou-nos a socializar as experiências adquiridas a partir do desenvolvimento da atividade de produção textual, solicitada no dia anterior, destacando os aspectos negativos e positivos referentes a esta prática.

Em seguida, formamos quatro grupos de estudos e iniciamos mais um momento de análise das atividades de apoio à aprendizagem AAA 6; Tendo os grupos, selecionado as seguintes sugestões de atividades: G1- aula 08 (Os segredos das imagens pp. 34-34: Unidade 21), G2- aula 07 (Uma história maluca. Pág. 49: Unidade 22), G3- aula 02 (Ler, reler, rever e compreender. pp. 58-59: Unidade 23) e G4-aula 06 (Como preparar um texto para edição? pp. 66-67: Unidade 24). O momento foi muito produtivo, pois à medida que iam socializando as suas considerações a cerca das análises feitas, muitas outras discussões iam surgindo e enriquecendo ainda mais o nosso conhecimento teórico. Ao final, percebemos que todas as atividades sugeridas proporcionavam o exercício de reflexão, levando o aluno a pensar e a desconsiderar a prática de memorização de regras gramaticais como uma estratégia significativa para o desenvolvimento de sua competência sócio-comunicativa da linguagem. No decorrer das atividades, recebemos a proposta de elaborarmos uma aula diferente a partir da análise de atividade da pág. 107, discutirmos e socializarmos no grande grupo. Após, recebemos uma ficha para avaliação dos encontros da referida semana de formação (avaliando todos os aspectos) e, na sequência, com o intuito de sistematizar as discussões acerca da proposta do Gestar - ouvimos a música “Estudo Errado” (Gabriel. O Pensador) que trás uma crítica ao estudo mecânico de regras prontas e acabadas.


Por fim, a Professora Zenaide Dias, que muito nos auxiliou na compreensão de toda a proposta do Programa Gestar II e contribuiu efetivamente para a nossa formação; falou a respeito do desempenho do grupo durante toda a semana, suas expectativas em relação à continuidade desta formação nos nossos municípios e se dispôs a auxiliar a todos durante todo o período de efetivação do mesmo. Encerrando, assim, essa semana maravilhosa de estudos.


Relato de Experiência- 13º Encontro

TP 1- Linguagem e Cultura

2ª etapa

Retornando às nossas oficinas com os professores cursistas do Gestar II do município de São Miguel; realizamos neste dia cinco de outubro de 2009 a partir das 18h 30min na Escola Municipal Elisiário Dias, o décimo terceiro encontro do curso de Formação Continuada para professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo principal explorar assuntos relevantes sobre a variação lingüística, a própria conceituação de texto, suas implicações no ensino aprendizagem da língua e a intertextualidade.

Iniciamos o referido encontro com a leitura deleite da biografia de uma das cursistas, escolhida através de um sorteio, sendo a professora Maria Ducilene de Freitas a contemplada, que veio a revelar exemplos de coragem e determinação através da sua história de vida. Após este momento, a professora Gertrudes Maria fez a leitura do registro anterior, proporcionando a todos o resgate teórico das atividades até o momento. Em seguida, sorteamos o escriba do caderno volante, sendo a Profª Maria de Fátima de Aquino a encarregada dessa responsabilidade. Depois, discutimos o cronograma de atividades previstas para esta segunda etapa com distribuição da carga horária de mais 40h presenciais, procurando atender às possíveis situações do grupo, de modo a não prejudicar tanto o andamento das atividades do programa como o aproveitamento dos cursistas participantes. Na sequência, foram feitos alguns repasses essenciais para a formação, entrega de um roteiro para a elaboração do portfólio digital e apresentada a proposta de trabalho para os estudos dos cadernos de teoria e prática TPs 1,2 e 6, onde procuramos apontar os principais pontos a serem discutidos e sua importância para o desenvolvimento da competência comunicativa dos nossos alunos. Aproveitamos para dar uma alerta aos cursistas que se encontrava com atividades pendentes ou apresentavam baixa freqüência, uma vez que o acúmulo das mesmas e a ausência aos encontros poderão atrapalhar efetivamente no seu desempenho enquanto cursista; bem como, à sua certificação.

Logo após, fizemos uma rápida discussão sobre o Ensino da Língua Portuguesa, a Língua e suas Variantes Linguísticas e iniciamos a apreciação do vídeo: “Línguas: Vidas em Português”, tendo como referências principais: O que é ensinar Língua Portuguesa? E qual o nosso papel enquanto professor de Língua Portuguesa?. Concluído a apreciação do vídeo, tecemos vários comentários acerca da riqueza lingüística contida no nosso português falado e amado em vários lugares do mundo e suas variantes. A partir daí, introduzimos a análise ao TP 1, onde foram feitas algumas apresentações de slides com tópicos do próprio TP; sendo solicitada a formação de pequenos grupos de estudos para análise das unidades; ficando a socialização das mesmas para o próximo encontro.

Para finalizar, encaminhamos o dever de casa- o planejamento e aplicação de uma atividade do Avançando na Prática- considerando o ano/série ao(s) qual(is) leciona(m) seguido do relato de experiência .

O encontro foi muito produtivo, principalmente o momento das discussões que sucederam o vídeo, das quais promoveram a interação total com os assuntos abordados no TP 1; facilitando assim, a compreensão dos mesmos e aumentando ainda mais as expectativas dos cursistas em relação ao material excelente do Gestar II.

Professora-formadora: Madeleine Aquino

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II /Língua Portuguesa

13º Encontro

TP 1- Linguagem e Cultura

Pauta 03/10/2009

Módulo II

Objetivo:

Þ Explorar assuntos relevantes sobre a variação lingüística, a própria conceituação de texto, suas implicações no ensino aprendizagem da língua e a intertextualidade.

1º Momento:

ü Leitura deleite da biografia de um cursista;

ü Leitura do registro do Caderno Volante;

ü Sorteio do relator do encontro;

ü Entrega do Cronograma de atividades para o módulo II;

ü Repasses;

ü Proposta do Gestar TPs 1, 2 e 6.

ü Atividades pendentes;

2º Momento:

ü “Apreciação do vídeo: Língua: Vidas em Português”

ü Discussão sobre o vídeo;

ü Introdução ao TP 1;

ü Apresentação de slides;

3º Momento:

ü Dinâmica de grupo

ü Análise das unidades do TP 1;

· G I:Unidade 1- Variantes lingüísticas: dialetos e registros;

· G II: Unidade 2- Variantes lingüísticas: desfazendo equívocos;

· G III: O texto como centro das experiências no ensino da Língua

· G IV: A Intertextualidade.

ü Dever de casa;

Professora-formadora: Madeleine AquinO

Relato de Experiência- 14º Encontro

TP 1- LINGUAGEM E CULTURA

Variação Lingüística, Texto E Intertextualidade

Com o objetivo de dar continuidade aos estudos do Caderno de Teoria e Prática TP 1, bem como contribuir efetivamente para a formação dos professores no tocante ao ensino da Língua Portuguesa, realizamos o décimo quarto encontro do Gestar II de Língua Portuguesa na cidade de São Miguel-RN; o mesmo aconteceu mais uma vez na Escola Municipal Elisiário Dias no dia 10 de outubro de 2009, a partir das 13h e teve duração de 5h presenciais.

O primeiro momento foi marcado pela reflexão a partir da apresentação de alguns slides sobre a: “História de Vida, Sucesso e Morte do ator Patrick Swayre”; o qual nos mostrou a importância de agradecermos a Deus pela vida que ele nos proporciona e dar graças por estar vivo, podendo desfrutar de muitas oportunidades, dentre elas, o Gestar II, que veio subsidiar a nossa prática aliada aos fundamentos teóricos necessários para uma boa formação - enquanto professor de língua portuguesa - e à troca de experiências socializada por todo o grupo nos encontros presenciais.

Em seguida, a Professora Maria de Fátima apresentou a leitura do registro do encontro anterior e, posteriormente, fizemos o sorteio do caderno volante para continuação dos registros, sendo sorteada a Profª Francisca Eulina do Rêgo.

Logo após, fizemos mais um sorteio para a leitura deleite da biografia de uma das cursistas. Desta vez, a contemplada foi a Profª Francisca Geozita Alves, nos dando assim, o privilégio de conhecermos um pouco mais de sua história de vida.

Continuando, expomos mais uma vez a nossa preocupação com os cursistas que deviam relatórios e outras atividades referentes ao curso e falamos sobre a importância de entregá-las em dias. Ficando acertado que enviaríamos por e-mail um cronograma individual de atividades realizadas para que cada cursista tomasse conhecimento dos trabalhos a serem entregues.

Na sequência, realizamos uma leitura compartilhada da apresentação do TP 1 e iniciamos a socialização dos grupos a partir da leitura das unidades do Caderno de Teoria e Prática- TP 1, distribuídos da seguinte forma: G1- unidade 1, G2- unidade 2, G3- unidade 3 e G4- unidade 4.

Na Unidade – 1, o primeiro grupo discutiu sobre as Variantes Línguísticas: dialetos e registros, apresentando uma síntese do assunto e mostrando os vários dialetos e registros; bem como, uma análise das atividades propostas na referida unidade - gerando assim, importantes discussões sobre o assunto. Após, assistimos ao vídeo; “A Coroa do Imperador” do seriado Cidade dos Homens- partes I e IV- que tratava de uma aula de história sobre o séc. XIX, onde foi possível observar a didática da Profª e a ansiedade do aluno diante do assunto, levando-nos a refletir sobre as aulas que preparamos e a didática que seguimos no nosso dia a dia, percebendo a importância de trabalharmos assuntos adequados ao nível e ao conhecimento prévio dos nossos alunos.

Na unidade – 2, “Variantes linguísticas: desfazendo equívocos”, o segundo grupo abordou alguns aspectos sobre as normas e a necessidades de se trabalhar tanto o dialeto (linguagem do aluno) como a norma culta – para um conhecimento mais abrangente da língua, ou seja, conhecer a língua em vários aspectos. No momento, o grupo fez a leitura de um texto sobre a vírgula, falando sobre a necessidade de usá-la corretamente. E, em seguida, fez a leitura de outro texto para descontrair- o texto humorístico ”Quando as mulheres dominarem o mundo”. Após, cantamos e fizemos a leitura da música “Trocando em Miúdos” de Chico Buarque e “Assum Preto” de Gilberto Gil ao som da voz – belíssima - de Chico Buarque e Luís Gonzaga. Momento em que, fizemos uma pequena parada para o lanche e rápido intervalo, enquanto continuávamos a ouvir o som das referidas músicas, alguns cursistas movidos pela beleza do som e simplicidade das palavras, cantavam juntos.

Retornando às atividades, o terceiro grupo - apresentou a Unidade 3: ”O texto como centro das experiências no ensino da língua”, visto antes dos anos 70 numa percepção unilateral da linguagem, e após, numa percepção multilateral da linguagem, inserida em vários fatores e usada de acordo com a situação de interação comunicativa. Ressaltando ainda, a importância da leitura e o cuidado com a diversidade textual, pois exigem objetivos e estratégias condizentes a cada tipo.

Dando continuidade, o quarto grupo – trabalhou a Unidade 4:”a Intertextualidade”, expôs os diversos tipos de intertextualidade usados e sua relevância nos trabalhos escolares. Nesse momento, aproveitamos para assistir ao vídeo “O Casamento dos Pequenos Burgueses” TP 1-p. 73, trabalhando os assuntos discutidos nas apresentações dos grupos, inclusive a Intertextualidade como um dos processos constantes em nossas vidas.

Vale salientar que, durante todo o momento das apresentações houve espaço para as discussões dos assuntos, apresentações de slides, questionamentos e leituras compartilhadas de alguns textos e atividades do próprio TP, onde procuramos esclarecer todas as dúvidas surgidas.

Encerradas as apresentações, abrimos um pequeno espaço para os relatos de experiências de alguns professores cursistas que conseguiram desenvolver as atividades do avançando na Prática, embora a maioria não conseguisse em virtude das escolas se encontrarem em período de avaliação. Os mesmos relataram suas experiências, angustias dificuldades e resultados; considerando essa como “uma das melhores atividades aplicadas com os alunos”, comentou o Prof. Delânio Pinheiro.

Por fim, encaminhamos a Lição de casa – designando aos mesmos grupos de estudos a tarefa de analisar as unidades dos AAAs relativas às por cada grupo, selecionarem uma, planejar e apresentar a simulação das mesmas no próximo encontro presencial, onde seriam filmados.

Avaliando mais este encontro, podemos seguramente afirmar o enorme esforço dos participantes, cada um do seu jeito, com o seu conhecimento, suas experiências de mundo, a grandeza dos conhecimentos adquiridos; dando-nos a certeza de que as expectativas são correspondidas, mesmo com tantas responsabilidades e preocupações que afloram o espaço Gestar II.

. Muito bom!

Professora-formadora: Madeleine Aquino

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II /Língua Portuguesa

14º Encontro

Pauta 10/10/2009

Módulo II

TP 1- Linguagem e Cultura

Objetivo:

o Explorar assuntos relevantes sobre a variação lingüística, a própria conceituação de texto, suas implicações no ensino aprendizagem da língua e a intertextualidade.

1º Momento:

ü Leitura do registro do Caderno Volante;

ü Sorteio do relator do encontro;

ü Apreciação de slides “História de Vida, Sucesso e Morte do ator Patrick Swayre”;

ü Leitura da biografia de um cursista;

ü Atividades pendentes;

ü Apresentação dos grupos (socialização da leitura das unidades do TP 1;)

· 1º GT: Unidade 1- Variantes Lingüísticas: dialetos e registros

¨ Leitura compartilhada: p.32;

¨ Clipe do Filme: Cidades dos Homens “A Coroa do Imperador”;

· 2º GT: Unidade 2: Variantes Lingüísticas: desfazendo equívocos

¨ Leitura compartilhada: PP.59 e 60;

¨ Músicas: “Trocando em Miúdos (Chico Buarque)”

“Assum Preto (Gilberto Gil)”;

¨ Em trio: Leitura do texto (p.73);

¨ Atividades: PP.74 e 75;

¨ Socialização das discussões;

· 3º GT: O texto como centro das experiências no ensino da língua

¨ Leitura de imagens;

¨ Leitura compartilhada: PP.98 e 99;

¨ Leitura individual: Ampliando nossas referências (PP.123 e a124);

¨ Em trio: discutir as questões propostas (p.125)

¨ Socialização das discussões;

· 4º GT: A Intertextualidade

¨ Em dupla: leitura e realização dos exercícios da p. 138.

¨ Slides.

¨ Vídeo: O casamento dos pequenos burgueses;

2º Momento:

ü Análise das propostas do AAA 1(versão do Professor);

ü Socialização das observações dos grupos

ü Dever de Casa

Professora-formadora: Madeleine Aquino


Relato de Experiência- 15º Encontro

TP 1- Linguagem e Cultura

O USO DO TEXTO NO ENSINO DA LÍNGUA

Com os objetivos de rever e sistematizar as informações essenciais em torno do uso do texto no ensino da língua; avaliando a prática docente no tocante às atividades ligadas a leitura, escrita e produção de textos - realizamos o décimo quinto encontro do Gestar II na cidade de São Miguel-RN no dia 17de outubro de 2009, das 13h às 18h– na Escola Municipal Elisiário Dias, juntamente com o grupo de professores cursistas e com a participação do cinegrafista Mário.

Acolhemos os professores com um pequeno cartão acompanhado de um delicioso chocolate, parabenizando-os pela passagem do “Dia do Professor” e, em seguida, ao som de uma música instrumental- fizemos de mãos dadas - uma corrente de Oração aos Professores... Na sequência, a Profª cursista Eulina Rêgo, fez a leitura do registro do encontro anterior, a qual contemplou de forma detalhada o relato das atividades realizadas. Sendo, posteriormente, sorteada e incumbida da tarefa de escriba a Profª Ducilene Freitas. Logo após, tivemos a oportunidade de conhecermos um pouco da história de vida da Profª Lana Cristina, através da leitura deleite da sua biografia. A mesma se emocionou bastante em relembrar fatos marcantes em sua vida, emocionando também ao grupo.

Continuando nossas atividades, abordamos os pontos de discussões principais discutidos no encontro anterior e iniciamos as apresentações dos grupos, estes, por sua vez, ficaram encarregados de planejar e simular uma aula a partir da análise do Caderno de Apoio à Aprendizagem AAA1, correspondente a cada unidade. O momento foi de muita descontração, pois os grupos preparam cuidadosamente o passo a passo das suas aulas.

O primeiro grupo analisou as atividades da unidade 1- Variantes Linguísticas: dialetos e registros, composto pelas cursistas Eulina, Ana Alice, Gertrudes e Helena; o grupo simulou um diálogo como ponto de partida para o desenvolvimento da aula, convidou participantes da turma para dramatizar o Texto “Uma Estranha Passageira”, os professores Delânio Pinheiro e Petruce encenarão muito bem o texto. Depois, os grupos foram incumbidos de produzir um texto humorístico, deixando assim, a aula bem divertida.

O segundo grupo ficou com a análise da unidade 2- Variantes Linguísticas: desfazendo equívocos; formado pelas cursistas Ducilene Freitas, Lana Cristina, Doriana e Geozita. O mesmo iniciou a aula fazendo um teste de personalidade, cujo objetivo era dividir os grupos para fazer a análise de vários textos literários. Passados alguns minutos, os cursistas relataram suas experiências com os livros; trabalhando com essa atividade a produção textual escrita e oral.

Após um pequeno intervalo para lanche, retomamos as atividades dando início a apresentação do terceiro grupo- Unidade 3: o texto como centro das experiências no ensino da língua- o grupo constituído pelos professores cursistas: Delânio pinheiro, Betânia, Celina, Efigênia, Isabel, Ocília e Ana Paula; realizou uma leitura compartilhada da aula 6: Um poema de Cordel Piauiense, seguido de vários questionamentos, mostrando a diferença entre lendas e mitos, na sequência, cada participante escolheu uma lenda, fez a leitura individual e o desenho das mesmas, socializando para os demais grupos. O grupo finalizou sua aula envolvendo os participantes num relaxamento ao som da música da Xuxa “Lenda do Boto cor-de-rosa”.

O quarto grupo ficou com a unidade 4, que trata da Intertextualidade. O mesmo formado pelos cursistas: Océlio, Socorro Carvalho, Marilene, Claucineide e Fátima, deram início à aula apresentando o objetivo da aula que seria interpretar paródias e provérbios, houve a socialização dos provérbios, apontando os sentidos dos mesmos, foi feito também uma atividade em grupos, para fazer a interação entre linguagem verbal e não-verbal, finalizando a aula com a socialização das atividades.

Sem que ao menos percebêssemos, o tempo acabara e não conseguimos cumprir toda a pauta prevista para o encontro. Abrimos ainda, espaço para o relato de experiências das atividades aplicadas tanto dos Avançando na Prática como dos AAAs, momento em que os professores não escondiam a ansiedade em expor seus resultados.

Feitas a socialização dos grupos, tecemos comentários sobre as mesmas, fazendo uma avaliação coletiva dos grupos apresentados, a qual discutiu o desempenho de cada um, a aprendizagem e a execução das mesmas em sala de aula. Os grupos permaneceram formados com a tarefa de realizar uma atividade do TP1, referente às oficinas e sistematizá-la no próximo encontro.

Queremos lembrar que o encontro estava previsto para um período de duração de cinco horas, mas nos estendemos um pouco a mais. Até mesmo em decorrência das atividades desenvolvidas, que foram excelentes, pois os grupos procuraram de forma dinâmica proporcionar diferentes sugestões de atividades, enfatizando a importância do uso do texto no ensino da língua , assim como, o planejamento dos trabalhos a serem desenvolvidos com os alunos, considerando-se algumas modalidades da prática de leitura e escrita em tempos e espaços variados.

Professora-formadora: Madeleine Aquino

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II /Língua Portuguesa

15º Encontro

Pauta 17/10/2009

Módulo II

TP 1- Linguagem e Cultura

OFICINAS 4 e 5

Objetivos:

ü Rever e sistematizar as informações essenciais em torno do uso do texto no ensino da língua( incluindo a intertextualidade);

ü Avaliar a prática docente, com relação a atividades ligadas à leitura e à produção de textos; bem como, à análise das Atividades de Apoio a Aprendizagem do Aluno;

1º Momento:

ü Homenagem aos professores;

ü Leitura da biografia de um cursista;

ü Leitura do registro do Caderno Volante;

ü Sorteio do relator do encontro;

ü Leitura da biografia de um cursista;

ü Discussão dos pontos apresentados no encontro anterior;

ü Apresentação dos grupos:

· (simulação de uma aula a partir da análise das atividades do Caderno de Apoio à Aprendizagem do TP 1 - correspondentes a cada unidade;)

v 1º GT: Unidade 1- Variantes Lingüísticas: dialetos e registros

v 2º GT: Unidade 2: Variantes Lingüísticas: desfazendo equívocos;

v 3º GT: O texto como centro das experiências no ensino da língua;

v 4º GT: A Intertextualidade

2º Momento:

ü Relato das experiências desenvolvidas com as turmas no item Avançando na Prática;

ü Dinâmica de grupo:

· Atividade em trio;

v Desenvolvimento de uma atividade;

3º Momento:

v Sistematização e avaliação da oficina;

v Encaminhamentos do Dever de Casa;

¨ Avançando na Prática do TP 1

¨ Encontro para Orientação do Projeto.

Professora-formadora: Madeleine Aquino

Relato de Experiência- 16º Encontro

Orientações para o Projeto

(...) O Projeto deve corresponder a um desejo, a uma necessidade. Uma primeira questão que se coloca é: de onde nasce este desejo? (...) (BARBIER apud VASCONCELOS, 2007, p.175).

Movidos por esse pensamento de Vasconcelos, nos reunimos mais uma vez neste dia 20 de outubro de 2009 às 13h na Escola Municipal Elisiário Dias para darmos continuidade aos trabalhos do Gestar II em São Miguel-RN. Com o objetivo de definir estratégias de trabalho para o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar, que contemplasse os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Nessa perspectiva, iniciamos o encontro com a leitura deleite do texto “Carbono para o Planejamento”, (SILVA, Ezequiel Theodoro da. Magistério e mediocridade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. pp. 35 e 36); proporcionando uma reflexão acerca das etapas fundamentais para a execução de um projeto; dentre as quais podemos citar o planejamento como atividade comum e indispensável em todas as vivencias profissionais ou pessoais do ser humano.
Logo após, apreciamos a leitura da biografia da cursista Doriana que nos possibilitou o conhecimento da sua história de vida e revelou-nos seus talentos no mundo da arte e poesia. E, em seguida, a Profª Ducilene Freitas apresentou o relato do encontro anterior, ao qual tecemos um breve comentário integrando os conhecimentos adquiridos e as vivências de sala de aula como práticas essenciais para o planejamento e execução de um projeto.

Partindo disso, fizemos a leitura compartilhada do texto: “Como montar um projeto?”, o qual trazia - numa linguagem clara - orientações e dicas, passo a passo para a elaboração de um projeto. À medida que líamos, discutíamos e procurávamos esclarecer todas as dúvidas surgidas; mostrando que um projeto não é nem um bicho-de-sete-cabeças, mas requer um bom planejamento e muita pesquisa, onde o professor deve procurar adequá-lo a seus alunos e às suas necessidades.

Dando continuidade às atividades, e analisando as particularidades de cada escola, foram formados alguns grupos para discussão e planejamento das etapas do projeto. Como já havíamos discutido em outros encontros, contávamos com alguns livros, revistas e materiais do Gestar II como apoio e pesquisa para auxiliarem na elaboração do mesmo.

Após as discussões, os grupos decidiram por temas relacionados à Indisciplina com o tema “Repensando a (In)disciplina na Escola e na Vida”, trabalhando o texto como referência nas atividades desenvolvidas; à Leitura, Escrita e Produção de Textos com os temas “Caminhos do Saber: Ler, Interpretar e Entender- Mergulhando nos Gêneros Textuais” ; “Contos de Fadas Maravilhosos” e “Leia um Livro e Conte um Conto”, também trabalhado a partir da leitura e compreensão dos gêneros textuais, tanto com gêneros diversos quanto com a tipologia textual, outros optaram por um determinado gênero, a exemplo, os contos – em turmas do 6º, 7º e 8º Anos.

Nesse sentido, logo prepararam um cronograma de ações para a realização das etapas do projeto, elaboraram algumas atividades iniciais à sua execução; como: Apresentação à comunidade escolar da temática a ser trabalhada, Problemática; Etapas para desenvolvimento das atividades, duração, etc...; Mostrando-se comprometidos com a busca pela melhoria do ensino-aprendizagem dos nossos alunos, procurando desenvolver sua competência sociocomunicativa para agir nas mais diversas situações do cotidiano.

Percebemos com a socialização dos participantes, que as intenções expressas nos planos e as expectativas a serem realizadas, primam pelo sucesso desse trabalho.

Acreditamos que ao contrário do que diz (BARBIER apud VASCONCELOS, 2007, p.14) “(...) fala-se, talvez como nunca, de projetos. Segundo alguns analistas, estamos diante uma verdadeira civilização de projetos, o que faz com que acabe se tornando “palavra mágica e cheia de promessas, parecendo ocupar o essencial do campo da renovação das práticas sociais”. (...) (BARBIER apud VASCONCELOS, 2007, p.14)”; os professores de Língua Portuguesa desenvolverão os seus projetos a partir da proposta do Gestar II, bem como dos conhecimentos adquiridos até o momento, sendo este apenas um dos primeiros passos para a mudança da sua prática educativa.



Professora-formadora: Madeleine Aquino

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II /Língua Portuguesa

16º Encontro

Pauta 20/10/2009

Módulo II

Orientações para o Projeto

Objetivos:

Ø Definir estratégias de trabalho para o desenvolvimento de um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar e que contemple os conhecimentos adquiridos; implementando-os em sala de aula.

1º Momento:

ü Leitura deleite do texto “Carbono para o Planejamento” (Ezequiel Teodoro da Silva

ü Leitura da biografia de um cursista;

ü Leitura do registro do Caderno Volante;

ü Sorteio do relator do encontro;

ü Leitura compartilhada do texto: Como montar um projeto?

ü Planejamento individual e/ou em grupo para a execução do projeto.

2º Momento:

ü Socialização.

Professora-formadora: Madeleine Aquino

Relato de Experiência- 17º Encontro

TP 1- Linguagem e Cultura

PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NAS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES SOCIOCOMUNICATIVAS

"O entusiasmo é a maior força da alma.

Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguir o que desejas.”

(Napoleon Hil)

Aos vinte e sete dias do mês de outubro do corrente ano, o grupo de professores cursistas do Gestar II da turma de Língua Portuguesa, esteve reunido na Escola Municipal Elisiário Dias- São Miguel/RN, para dar continuidade, mais uma vez, às oficinas do Programa de Formação Continuada. Com o objetivo de discutir e aperfeiçoar a prática de leitura e escrita com textos nas mais diversas situações sociocomunicativas; compartilhamos experiências pedagógicas e sugestões didáticas para aprimoramos o trabalho com o texto em sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa.

Nesse sentido, iniciamos o encontro ao som de uma música instrumental- saudando a todos - com a entrega de um marcador de textos, abordando a temática a ser trabalhada no referido encontro. Em seguida, fizemos a leitura deleite do texto “Quando Amei de Verdade” do autor Charles Chaplin, trazendo em sua mensagem uma reflexão de incentivo e valorização da vida, respeito ao próximo e ao espaço que cada um ocupa neste universo; principalmente, na sala de aula, enquanto educadores e transmissores do conhecimento. Após, fizemos o sorteio do relator do encontro para registro no nosso caderno volante, sendo contemplada a cursista Paula Lopes, e apreciamos a leitura da biografia da cursista Petruce Cruz, revelando momentos marcantes na sua trajetória pessoal e profissional.

Dando continuidade, os cursistas discutiram sobre a produção e desenvolvimento dos projetos planejados nos encontros anteriores, evidenciando suas preocupações quanto ao prazo para desenvolvimento dos mesmos; tendo em vista, o encerramento do ano letivo e algumas atividades específicas a serem realizadas nas escolas, além das atividades do Gestar, porém esclarecendo algumas dúvidas surgidas, as angustias foram amenizadas, pois sabíamos que boa parte desse trabalho já vinha sendo executado no decorrer da aplicação das atividades trabalhadas a partir dos Avançando na prática e dos AAAs, bem como dos próprios TPs, cujas atividades traziam sugestões práticas e prazerosas de serem desenvolvidas, também em sala de aula.

Encerradas as discussões, os cursistas relataram a experiência da aplicação de atividades dos Avançando na prática, registrando oralmente os procedimentos metodológicos e objetivos das tarefas realizadas com os alunos. Pelos depoimentos e atividades trazidas e apresentadas para a turma, observamos que as atividades propostas aos discentes estimularam a prática de leitura e escrita nas diversas situações sociocomunicativas. Uma vez que, estes, se envolviam no desenvolvimento das aulas, produziam textos, e os resultados finais, realmente, demonstravam que a aprendizagem foi construída de forma dinâmica.

Como, em virtude do tempo, não havíamos conseguido realizar a oficina 1 durante o encontro presencial anterior, parte desta, foi realizada em casa nas horas semipresenciais, sendo, então, socializada neste. O Prof. Delânio fez a leitura em voz alta da crônica “A Outra Senhora” do autor Carlos Drummond de Andrade. E, na sequência, os cursistas apresentaram a discussão prévia feita como tarefa de casa. A construção de sentidos do texto mostrou sua finalidade principal que era a incoerência da produção textual praticada na escola.

Na perspectiva de promover momentos de cooperação, união e maior integração entre os participantes fizeram um grande circulo para a realização da dinâmica “Fim do Mundo”.

Logo após, foram formados grupos de trabalho para planejamento de atividades relativas aos projetos didáticos que estavam sendo executados.

Por fim, introduzimos alguns pontos de discussões relacionados ao TP2, encaminhando como lição de casa a leitura do mesmo. E, então, encerramos o encontro com a reflexão do texto “A gramática que se ensina [...]” (Na Ponta do Lápis/Almanaque do programa escrevendo o Futuro, nº1- 2005).

Concluo o encontro, dizendo: “Sempre existirá o lado positivo e o negativo nas ações do seres humanos, mas prefiro acreditar que com coragem e determinação somos capazes de vencer as falhas e crescermos com as vitórias. E é nisso, que me fortaleço e cresço a cada novo encontro, pois cada um tem a sua história, a grandeza das experiências adquiridas e a troca de conhecimentos com o nosso grupo Gestar.

Professora-formadora: Madeleine Aquino

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR –

GESTAR II /Língua Portuguesa

17º Encontro

Pauta 27/10/2009

Módulo II : TP 1- Linguagem e Cultura

"O entusiasmo é a maior força da alma.

Conserva-o e nunca te faltará poder para

conseguir o que desejas."

(Napoleon Hil)

Objetivo:

· Discutir e aperfeiçoar a prática de leitura com textos nas mais diversas situações sociocomunicativa.

1º Momento:

ü Acolhida “Música”

ü Leitura compartilhada “Quando me amei de verdade”

ü Sorteio do relator do encontro;

ü Leitura da biografia de um cursista;

ü Relato de experiência do Avançando na Prática do TP1

ü Leitura em voz alta da Crônica “A outra Senhora”

ü Socializando as discussões apresentadas no estudo do texto (pp. 170 e 171)

2º Momento:

ü Dinâmica do “Fim do Mundo”;

ü Planejamento

ü Introdução ao TP 2:

Ø Trabalha os conteúdos de leitura e produção de textos.

Ø Quais aspectos são mais importantes discutir, para aperfeiçoar a sua prática pedagógica?

ü Gramática: seus vários sentidos. (reflexão).

Professora-formadora: Madeleine Aquino

Relato de Experiência- 18º Encontro

TP 2- Análise Linguística e Análise Literária

O ENSINO DA GRAMÁTICA E O TEXTO LITERÁRIO

Aos seis dias do mês de novembro do corrente ano, às 18h 30min, reunimos o Grupo de professores cursistas do Gestar II de Língua Portuguesa na Escola Municipal Elisiário Dias- São Miguel/RN. Desta vez, com o objetivo de refletir sobre as várias acepções que permeiam o ensino da gramática nos estudos lingüísticos, bem como, compreender as diversas formas de estruturar um texto.

Vale ressaltar que, em virtude de alguns imprevistos ocorridos no início do encontro, o cd preparado com a mensagem reflexiva sobre a Vida de Tony Melendez, não foi aceito pelo sistema do computador, nem tão pouco pela configuração do vídeo. Ao passo que, também não foi feita a leitura do caderno de registro pelo motivo da cursista responsável está ausente neste dia. Mas, como imprevistos acontecem e temos que estar preparados para isso, fizemos um breve comentário sobre a história de que narra o vídeo e os pontos discutidos no encontro anterior. Dando continuidade, realizamos a leitura compartilhada do texto “Caro Professor, cara Professora, (TP 2- Língua Portuguesa); que abordava em linhas gerais, os pontos principais a serem discutidos no caderno de Teoria e Prática Tp2. Logo após, assistimos ao vídeo:” O Assalto” da Companhia Teatral “Os Melhores do Mundo” que de forma humorística, faz uma crítica ao ensino da Gramática Normativa, ao racismo e à própria elite. Nesse momento, as discussões sobre o ensino da gramática geraram vários questionamentos, como já esperávamos. Contudo, a troca de experiências, embasada nas novas concepções de linguagem e estudos linguísticos trouxeram aprofundamentos teóricos mais relevantes para a formação do professor no ensino da línguas.

Nesse sentido, passamos alguns slides sobre o conteúdo trabalhado no módulo e, na sequência, distribuímos alguns pontos para discussão dos trechos mais importantes, individualmente. Percebemos, por parte de um ou dois professores, apenas, certa resistência em aceitar as sugestões propostas através do material lido no que se refere ao ensino tradicional da gramática normativa. Estes, por sua vez, acreditam funcionar mesmo a forma mecânica de trabalharmos frases soltas em sala de aula; os demais mostraram vontade de mudar, realmente, a prática nas aulas de Língua Portuguesa. No entanto, não podemos deixar de frisar que muitos cursistas já trabalham o ensino de língua portuguesa de forma construtiva, criativa; contribuindo efetivamente para a prática discursiva dos nossos alunos no mundo letrado.

Na sequência, Os professores responderam e socializaram algumas atividades do módulo. E, então, iniciamos o filme o Carteiro e o Poeta, o qual enfatizava o poder do uso da língua, a poesia, a leitura desenvolvendo a capacidade leitora do indivíduo. Porém, não foi possível concluí-lo, pois já era tarde e muitos cursistas estavam cansados, ficamos para concluir a pauta no encontro seguinte, assim como, prepararem uma atividade do Avançando na prática e desenvolverem com seus alunos durante a semana, trazendo o relato escrito no encontro seguinte.

Em suma, podemos dizer que o novo implica mudanças, e como nem toda mudança proporciona aceitabilidade; “barreiras podem e devem ser quebradas”- basta, acima de tudo acreditarmos... Finalizo meu comentário com a afirmação de Emília Ferreiro,que diz;

"Nós não somos igualmente alfabetizados para qualquer situação de uso da língua escrita. Temos mais facilidade para ler determinados textos e evitamos outros. O conceito também muda de acordo com as épocas, as culturas e a chegada da tecnologia"

Professora-formadora: Madeleine Aquino

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR –

GESTAR II /Língua Portuguesa

18º Encontro

Pauta: 06/11/2009

Módulo II: TP 2- ANÁLISE LINGUÍSTICA E ANÁLISE LITERÁRIA

Objetivos:

* Refletir sobre as várias acepções que a palavra gramática tem nos estudos lingüísticos e, como a confusão entre essas acepções pode gerar dificuldades no ensino-aprendizagem da língua;

* Compreender as várias formas lingüísticas de estruturar um texto;

1. Mensagem reflexiva: vídeo: A vida de Tony Melendez;;

2. Leitura do registro do Encontro Anterior;

3. Sorteio do relator do encontro;

4. Leitura do texto:Caro Professor, cara Professora, (TP 2 – Língua Portuguesa);

5. Apreciação do vídeo: “O Assalto” (Companhia Teatral Os Melhores do Mundo);

6. Questionamentos sobre o ensino da Gramática;

7. Slides: TP 2- Análise Linguística e Análise Literária;

§ Unidade 5 – Gramática: seus vários sentidos;

§ Unidade 6 – A frase e sua Organização;

§ Unidade 7 _ A arte: formas e função;

§ Unidade 8 _ Linguagem figurada;

8. Filme: O Carteiro e o Poeta;

9. Leitura da biografia de um cursista;

10. Encaminhamentos do Dever de Casa;

§ Avançando na Prática;

http://jesus.nos.ama.zip.net/images/jesus5.jpg

Diga ao seu coração que o medo de sofrer é pior que o sofrimento.

E nenhum coração sofre quando sai em busca do seu sonho.

Paulo Coelho.

GESTAR II

Professora-formadora: Madeleine Aquino

Relato de Experiência- 19º Encontro

TP 2- Análise Linguística e Análise Literária

A ARTE: FORMAS E FUNÇÕES/ LINGUAGEM LITERÁRIA

O décimo nono encontro do Gestar II, da turma de Língua Portuguesa da cidade de São Miguel-RN, aconteceu neste dia 19 de novembro de 2009 às 18h 30 min na Escola Municipal Aldelina Barbosa. O mesmo tinha como objetivo discutir o papel e as características da linguagem da arte, para chegarmos a um elemento constante na obra literária: a linguagem figurada.

Nessa ótica, havíamos planejado iniciar o encontro com a apreciação dos vídeos: In Art. 1 e 2; Aladim- Um Mundo Ideal (Vários Intérpretes); dos quais apresentavam as várias formas artísticas e suas respectivas funções, porém, mais uma vez os recursos tecnológicos não configuravam com o programa gravado no DVD, impossibilitando a visualização dos mesmos; bem como, do vídeo que deveríamos terminar de assistir “O Carteiro e o Poeta”, iniciado no encontro anterior. Assim sendo, convidamos os cursistas a fazerem uma leitura compartilhada das pp. 75 e 76 do TP 2, a qual sintetizava a história do filme e fazia alguns questionamentos acerca do mesmo; deixando o vídeo para ser emprestado aos cursistas para apreciação em casa, já que tínhamos outras atividades de tamanha relevância para serem discutidas e analisadas.

Em seguida, foi solicitado aos cursistas que respondessem em trio a atividade das pp. 79 e 80. A mesma fazia um levantamento prévio acerca dos conhecimentos artísticos de cada um. Alguns cursistas foram surpreendidos pelos resultados, já que na maioria das vezes atribuíam o sentido da arte apenas as obras artísticas. Após a socialização da referida atividade, realizaram a leitura compartilhada do texto: Ampliando Nossas Referências –pp. 98, 99, 100 e 101( autoria de M.C. Martins, 1998), seguida do desenvolvimento da atividade; os quais ofereceram oportunidades de aprofundamento teórico sobre vários aspectos relevantes no ensino da arte, principalmente, sendo considerada uma das línguas mundiais...

Dando continuidade às atividades, fizemos um sorteio para o relato de experiências de três cursistas que haviam aplicado o Avançando na Prática durante a semana. Com isso, percebemos o trabalho produtivo na aplicação das atividades, uma vez que a aprendizagem vem sendo construída de forma dinâmica e prazerosa, possibilitando a compreensão de textos específicos para serem utilizados como interação social. Vale ressaltar que mesmo os professores cursistas que não haviam sido sorteados, comentavam suas experiências e satisfação em aplicá-las. Ao término das discussões, recebemos os relatos de experiência e as demais atividades pendentes das atividades anteriores.

No segundo momento, dividimos a turma em grupos de três componentes para iniciarmos a oficina 4- Unidade 8, que contemplava três processos fundamentais na aprendizagem lingüística: a interpretação da charge de um desenho humorístico de Quino, já conhecido; a produção textual de um bilhete ou cartão comentando sua opinião acerca da interpretação do mesmo, de preferência um texto argumentativo e a socialização de idéias, trabalhando a oralidade. Os grupos desenvolveram a atividade, mas a socialização não foi possível para este dia, ficando para o próximo encontro.

Para finalizar, ficou combinado que, considerando o nível de cada turma, os professores iriam desenvolver mais uma atividade do Avançando na prática, trazendo o relato no próximo encontro.

Nada mais a relatar no momento, concluo o encontro com o seguinte pensamento de Jean Piaget:

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.".

Madeleine Aquino

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR –

GESTAR II /Língua Portuguesa

19º Encontro

Pauta: 19/11/2009

Módulo II: TP 2- ANÁLISE LINGUÍSTICA E ANÁLISE LITERÁRIA

( Maria Antonieta Antunes Cunha)

Unidades: 7-A arte: formas e funções / 8- Linguagem Figurada

Objetivos:

§ Discutir o papel e as características da linguagem da arte, para chegarmos a um elemento constante na obra literária: a linguagem figurada.

1. Apreciação dos vídeos: Women In Art 1 e 2; Aladin- Um Mundo Ideal (Vários Intérpretes);

2. Comentários sobre os vídeos;

3. Filme: O Carteiro e o Poeta;

4. Discussão sobre o vídeo;

5. Leitura Compartilhada pp. 75 e 76;

6. Atividade Individual pp.79 e 80;

7. Leitura compartilhada do texto: Ampliando nossas referências- pp.98, 99,100 e 101;

8. Atividade em dupla;

9. Relato de experiências do Avançando na Prática aplicado ( três atividades diferentes);

10. Recolhimento dos relatos de experiências e demais atividades pendentes;

11. Atividade coletiva (Grupos de três participantes);

ª Interpretação de texto;

ª Produção de texto;

ª Socialização.

12. Lição de casa

ª Avançando na Prática

GESTAR II

Professora-formadora: Madeleine Aquino



Relato de Experiência- 20º Encontro

TP 6- Leitura e processos de Escrita II

ARGUMENTATIVIDADE NA LINGUAGEM

A linguagem tem como objetivo principal a comunicação sendo socialmente construída e transmitida culturalmente. Portanto, o sentido da palavra instaura-se no contexto, aparece no diálogo e altera-se historicamente produzindo formas lingüísticas e atos sociais. A transmissão racional e intencional de experiência e pensamento a outros requer um sistema mediador, cujo protótipo é a fala humana, oriunda da necessidade de intercâmbio durante o trabalho.

(Vygotski,1998:07)

Imbuídos desse pensamento de Vygotski sobre a linguagem e o seu objetivo principal, reunimos os professores cursistas do Gestar II de Língua Portuguesa do município de são Miguel-RN, neste dia primeiro de dezembro do corrente ano, às 18h, na Escola Municipal Elisiário Dias, para darmos continuidade a mais um encontro de formação. Cujo objetivo era discutir sobre a argumentatividade na linguagem e continuar a refletir sobre as práticas de leitura e escrita; percorrendo as etapas da produção textual.

No primeiro momento, fizemos a leitura deleite do texto “A Lição da Borboleta”, nos levando a refletir sobre o respeito ao nosso aluno e às necessidades de aprendizagem de cada criança, pois a lagarta passa por um longo processo de transformação para virar borboleta e poder voar; comparando à criança- podemos entender as experiências que a mesma vai adquirindo ao longo do tempo em contato com as pessoas, os objetos e o mundo em geral. Só que cada lagarta tem seu tempo de casulo e seu tempo de ser borboleta. Não há como forçar e nem como acelerar o tempo sem o risco de perdermos o vôo da borboleta. Assim, também acontece com a criança. Ela tem seu tempo de mostrar, de expressar, de comunicar. E todo esse processo deve ser trabalhado com cuidado, planejamento e, sobretudo, eficácia na qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Após os comentários sobre o texto, os grupos socializaram a oficina 4- unidade 8 do TP2, aos quais analisaram o texto humorístico da charge de Quino e elencaram algumas críticas como focos principais na ideia do texto:, dentre elas, a desigualdade social, a submissão do funcionário pisado e humilhado pelo superior, a falta de esclarecimento dos direitos dos cidadãos, etc... Muitas foram às observações e inquietudes dos grupos em relação à temática, fortalecendo os pontos de vistas com as produções textuais apresentadas aos grupos.

Na sequência, ouvimos os relatos de experiências de alguns cursistas que haviam desenvolvido as atividades em sala de aula com os alunos; digo, alguns, pelo fato de muitos estarem envolvidos com o desenvolvimento e socialização dos projetos. E, por este motivo, não conseguirem desenvolver os avançando como previam. Contudo, verificamos com a socialização das experiências, o trabalho produtivo em Língua Portuguesa durante o desenvolvimento de todas as atividades. E como tudo tem seu lado positivo e negativo, sem dúvidas, as dificuldades surgiram, mas procuramos saná-las ou pelo menos amenizá-las e o resultado, realmente, foi satisfatório.

Dando continuidade, orientamos os grupos para a análise das atividades do AAA2 e realizamos a socialização das mesmas. Nesse instante, compartilhamos experiências pedagógicas e sugestões didáticas que contribuíram para aprimorarmos o trabalho com o texto em sala de aula.

Em seguida, tecemos comentários acerca da abordagem teórica do Tp6, enfatizando alguns pontos principais, como: a Argumentação e Linguagem e as quatro etapas do Processo de Produção textual; atribuindo a cada grupo a tarefa para casa de ler e discutir uma unidade e suas atividades- fazer uma análise crítica das mesmas, inclusive das atividades do AAA6 referentes à unidade analisada no TP, enfocando os

pontos mais relevantes no processo de produção textual. Partindo daí, iriam realizar através de imagens, textos ou da própria produção alguns aspectos importantes na Argumentação na Linguagem e/ou no processo de Produção de Textos. Os mesmos teriam ainda, como lição de casa a tarefa de responder a ativ. 3 pp. 87 a 90 que perpassava por todas as etapas do processo de leitura, escrita, produção, revisão e edição textual.

Ao finalizarmos mais este encontro, levamos a certeza de mais uma tarefa cumprida, principalmente, pela participação e envolvimento do grupo durante todo o encontro. Este, por sua vez foi longo, mas não cansativo como ora poderia ser. E isso, está presente no diferencial do Gestar II. O saber e o sabor juntos nessa vitoriosa caminhada.

Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.

Fernando Pessoa.

GESTAR II

Professora-formadora: Madeleine Aquino

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR –

GESTAR II /Língua Portuguesa

20º Encontro

Pauta: 01/12/2009

Módulo II: TP 6 – LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II

Maria Luiza Monteiro Sales Coroa

Silviane Bonaccorsi Barbato

Maria Antonieta Antunes Cunha

Objetivo:

ü Desenvolver discussões sobre a argumentatividade na linguagem e continuar a refletir sobre as práticas de leitura e escrita; percorrendo as etapas de produção textual.

1º Momento:

ü Leitura deleite do texto “A Lição da Borboleta”

ü Socialização da oficina

ü Relato de experiência do Avançando na Prática

ü Análise do AAA 2 (versão Professor);

ü Leitura Compartilhada da Apresentação das Unidades do TP 6

ü Formação de grupos para leitura e discussão das unidades;

§ G 1: Argumentação e Linguagem I;

§ G 2: Argumentação e Linguagem II;

§ G 3: Produção textual: planejamento e escrita;

§ G4: O processo de produção textual: revisão e edição;

ü Socialização;

ü Lição de casa:

§ Atividade 3 pp.87, 88, 89, 90. (Memorial pessoal).

Para ser grande

Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.

Fernando Pessoa.

GESTAR II

Professora-formadora: Madeleine Aquino

Relato de Experiência- 21º Encontro

TP 6- Leitura e processos de Escrita II

LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS

Aos nove dias do mês de novembro de dois e nove às 18h, realizamos na Escola Municipal Aldelina Barbosa, o último encontro presencial da turma de Língua Portuguesa do Gestar II. Com o objetivo de sistematizar o conhecimento adquirido através dos estudos das unidades dos materiais teóricos e práticos trabalhados durante todo o curso, bem como, discutir as questões principais do processo de leitura e escrita de textos.

Na expectativa de fazermos deste, um encontro diferente e, considerando o fato da turma de Matemática, também, está encerrando nesta data. Mudamos a data do referido encontro, marcado para o dia anterior; encerrando assim, no mesmo local e dia. Aproveitando a oportunidade, convidamos o Cinegrafista Mário para filmar a avaliação dos cursistas no tocante ao trabalho do Gestar II, aos pontos positivos e negativos no desenvolvimento do curso, etc.. Dessa forma, no primeiro momento, iniciamos o referido encontro com a socialização dos grupos referentes à análise das unidades do TP 6, onde os grupos apresentaram de forma dinâmica os seus trabalhos. Assim, os dois primeiros grupos que tratavam da temática Argumentação e Linguagem instigaram muitas discussões acerca da argumentatividade usada no dia a dia, independente da idade, mas que vão de encontro às situações sociocomunicativas, questionaram as atividades propostas e sugeriram algumas estratégias para a formação do leitor proficiente capaz de perceber a argumentação presente nos diversos gêneros textuais. Sendo que, primeiro analisou alguns textos com imagens de diversos gêneros e, o segundo, escolheu um provérbio e construiu um texto argumentativo em que a tese fosse a moral da história. Ambos deveriam considerar os seguintes aspectos: a quem o texto se dirige? Onde é veiculado? Qual o Objetivo?,Com que autoridade? Com que argumentos e idéias são defendidas?. Já os outros dois grupos, analisaram também textos e imagens; o terceiro planejou um texto poético considerando os seguintes aspectos: leitor, função do texto, nível de formalidade e organização das informações. O quarto analisou um texto de Millôr Fernandes, extraído da Revista Veja. 2009, com o tema “Palavras”, observando os seguintes pontos: objetivo, consciência de audiência, relevância do conteúdo, sequência das informações, nível de formalidade, sentido, pontos fortes e fracos, e, por fim, tinham a tarefa de reescreverem o texto respeitando as ideias e o estilo do autor. Os mesmos discutiram muito bem as unidades que tratavam dos processos de produção textual: planejamento, escrita, revisão e edição percebendo-as como fundamentais para o desenvolvimento de uma produção textual, assim como, reconhecendo que essa prática torna-se inovadora em sala de aula, embora já exista, mas no sentido de não costumarem seguir os passos sugeridos em suas aulas nas atividades de produções textuais.

No segundo momento, os cursistas apresentaram os relatos de experiências relativos à semana posterior, aos quais se encontravam em débito e colocaram algumas dificuldades no desenvolvimento desta atividade; uma vez que se encontrava em período de avaliações e atrapalhavam, portanto, a rotina avaliativa de algumas instituições. Na sequência, entregaram as atividades referentes as lições de casa, reforçando também os comentários sobre as etapas para construção do Memorial pessoal,. Logo após, assistimos ao vídeo: “Escritores da Liberdade”, discutimos os pontos principais, sempre com o olhar voltado para a unidade 24 –Tp 6 frente à prática do professor e os textos que os alunos leem, (re)pensando essa prática e considerando o nível da turma. Dando continuidade, havíamos planejado para encerramento de atividades na pauta do referido encontro, que cada grupo iria elaborar uma proposta de aula diferente e socializar, compartilhando suas sugestões e experiências; porém, já passavam das 22h e 15 min, não restando tempo para a sua realização.

Vale salientar que, a avaliação escrita e oral aconteceu durante todo o encontro, pois preparamos uma sala para a filmagem dos cursistas, de modo que não atrapalhasse o andamento das atividades previstas para o encontro, e ao mesmo tempo, os deixassem à vontade para falar sobre o curso, apresentar suas críticas e/ou sugestões.

Para finalizar, com o coração partido, fizemos uma recapitulação geral dos assuntos mais relevantes abordados durante o curso, brincamos do “Amigo Secreto” para ser efetivado da data da nossa Culminância do Gestar II, marcado para o dia 23/12, horário e local a combinar, pois enviaremos convites... E agradecemos o apoio, carinho, dedicação de cada participante que conseguir vencer mais esta etapa na vida profissional. Parabenizamos a todos!

“(...) o poeta que se aproxima de uma criança, está aberto ao mistério das coisas... Para a criança, como para o poeta... viver é uma incessante descoberta da vida.”

FERREIRA GULLAR.

GESTAR II

Professora-formadora: Madeleine Aquino

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR –

GESTAR II /Língua Portuguesa

21º Encontro

Pauta: 09/12/2009

Módulo II: TP 6 – LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II

Maria Luiza Monteiro Sales Coroa/Silviane Bonaccorsi Barbato/Maria Antonieta Antunes Cunha

Unidades: 21, 22, 23 e 24

OFICINA 12

Objetivos:

ª Socializar as questões principais do processo de leitura e escrita de textos;

ª Identificar estratégias relacionadas ao planejamento e à revisão durante a escrita de textos;

ª Sistematizar as informações e discussões essenciais em torno da literatura para adolescentes.

Parte I:

§ Socialização dos grupos de estudos referentes à análise das unidades: 21, 22 e 23 – TP 6;

Parte II:

§ Relato de experiências;

§ Entrega das atividades (Lição de casa);

Parte II:

§ Filme: Escritores da Liberdade

§ Discussão sobre o vídeo e sistematização da unidade 24;

Parte IV:

§ Atividade em grupo: pág. 107- TP 6: Cada grupo irá elaborar uma proposta de aula diferente e socializar nos grupos.

§ Música: Estudo Errado (Gabriel O Pensador)

Parte V:

§ Avaliação da oficina.

“(...) o poeta que se aproxima de uma criança, está aberto ao mistério das coisas... Para a criança, como para o poeta... viver é uma incessante descoberta da vida.”

FERREIRA GULLAR.

GESTAR II

Professora-formadora: Madeleine Aquino


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