Sejam bem vindos ao blog do Gestar II de São Miguel-RN


Gestando Saberes está te esperando para seguirmos juntos na estrada do saber.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

ORIENTAÇÕES PARA O PORTFÓLIO


ORIENTAÇÕES PARA O PORTFÓLIO

GESTAR II – São Miguel-/RN

11º Encontro


Percebendo a necessidade de nos reunirmos para ver algumas orientações para a execução do Portfólio e do Projeto, realizamos o décimo primeiro encontro do Gestar II, neste dia 08 de setembro de 2009 às 18h na Escola Municipal Elisiário Dias – São Miguel/RN.
O encontro teve início com a apreciação do vídeo “Amor e Arte” que nos convida a refletirmos sobre a importância do amor estar presente em todas as nossas ações, inclusive na nossa vida profissional para que os resultados sejam os esperados. Após esse momento, foi feita a leitura do relato do encontro anterior por um dos cursistas ali presentes e sorteado mais uma vez o escriba para o encontro seguinte, ficando a professora cursista Geozita Alves encarregada do mesmo. Como não havíamos concluído a socialização de experiências do Avançando na Prática do encontro anterior, ainda referente ao TP 4 , bem como o trabalho feito com a sequência de atividades (5,6,7 e 8-AAA 4), em virtude do tempo necessário para a aplicação dos mesmo, foi possível neste encontro, onde os professores trouxeram alguns modelos de cartões postais, cartazes produzidos pelos alunos e relataram que o resultado foi além do esperado, pois segundo eles o trabalho com a realidade do nosso município empolgou-os bastante, principalmente, pelo concurso de frases,e depois a produção de cartas argumentando o motivo pelo qual mereciam ganhar o prêmio. Aproveitamos para formamos grupos e participamos da seleção das melhores frases e cartas do Concurso.O resultado deste trabalho foi muito produtivo, oferecendo espaço até mesmo para uma notinha no Jornal O Mossoroense
.
Em seguida, foram distribuídos alguns textos sobre o Portfólio, discutimos os pontos principais e entregamos ainda um texto de orientações mostrando o que deveria conter em cada página. À medida que as dúvidas iam surgindo, procuramos esclarecê-las e tranqüilizarmos os mesmos em relação à sua composição como parte do processo de avaliação do curso. Na sequência, assistimos ao vídeo pleonasmo que trás de forma humorísticas situações de patologias - erros que cometemos no nosso dia sem, na maioria das vezes percebermos. O momento foi de bastante descontração, pois, refletirmos e nos vimos usando determinadas colocações, despercebidamente.. Logo depois, nos reportamos ao Guia Geral para esclarecermos as dúvidas quanto ao Projeto a ser desenvolvido, a maioria dos professores cursistas optaram por fazer um Projeto que envolvesse toda a escola, uma vez que acreditavam ter uma participação maior da comunidade escolar ; ficando assim, combinado que no próximo encontro trariam os Temas definidos.
Ao término do encontro foram entregues aos professores uma ficha de auto avaliação relacionada de um modo geral a todos os encontros, com o objetivo de fazê-los refletir sobre os conhecimentos adquiridos até o momento e a sua atuação frente ao processo de formação profissional. E por fim, realizamos uma pequena avaliação oral sobre o referido encontro, que mais uma vez foi satisfatória.

Madeleine Aquino.

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II /Língua Portuguesa

11º Encontro

Pauta 08/09/2009

Portfólio Digital e/ou Impresso

Orientações para o Projeto

1. Apreciação do vídeo” Amor e Arte”;

2. Leitura do registro do encontro anterior;

3. Sorteio do relator do Caderno Volante...

4. Relato das experiências das oficinas aplicadas e AAAs;

5. Orientações para o Portfólio;

6. Apresentação de alguns slides contendo orientações para o portfólio;

7. Apreciação do vídeo Pleonasmo

8. Orientações para o Projeto

9. Encaminhamento do para Casa; Auto-avaliação

10. Encerramento: avaliação do encontro...

FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO

Escreva um texto narrativo em forma de memorial relatando seu desempenho enquanto professor cursista.

a)Sendo o Gestar II, um Curso de Formação Continuada Semi-presencial,em que a maior parte do tempo é destinado aos estudos , planejamento e aplicabilidade das atividades em sala de aula(Avançando na Prática, AAAs etc); Como vem procurando administrar seu tempo e suas horas para o mesmo?

b)Nos encontros presenciais para a realização das oficinas, como você avalia o seu desempenho desde o início do curso?

c)Na preparação de aulas:

· estudava e planejava o conteúdo antes de apresentá-lo a seus alunos, preparando as suas aulas, voltadas especificamente para as turmas com que trabalhava. Levava em conta o diagnóstico das turmas, as suas metas no processo de ensino-aprendizagem e os interesses dos alunos?

· selecionava técnicas e materiais adequados ao desenvolvimento do ensino-aprendi­zagem de conhecimentos específicos?

· criava um ambiente propício à aprendizagem, em sala de aula, contando com a participação ativa e com a cooperação dos alunos?

d) No desenvolvimento das aulas:

· encorajava os alunos a pesquisarem dentro e fora de sala de aula sobre temas impor­tantes a serem estudados?

· construia uma postura investigativa diante dos fatos e eventos cotidianos ou no­vos?

· proporcionava aos alunos a oportunidade para o trabalho individual e em grupo?

e) Na participação da comunidade escolar:

· articulava-se com outros professores da escola em projetos comuns, envolvendo alunos de várias salas?

· assumia papéis na comunidade escolar e promovia o entrosamento de seus alunos com alunos de outras escolas?

f) Quanto ao material estudado:

· Procurava ler e entender todos os textos?

· Respondia às atividades sem a preocupação de verificar antecipadamente a correção das mesmas?

· Procurava trazer as dúvidas para discussão e questionamento nos encontros presenciais?

Indique os pontos positivos e os pontos negativos no materiais estudados até o momento.Justifique.

GESTAR II- Língua Portuguesa




Nenhum comentário:

Postar um comentário